Os materiais das panelas e suas diferenças

Está na dúvida sobre qual panela comprar? TudoGostoso te conta sobre os materiais mais comuns das panelas!

Na dúvida na hora de escolher o material da sua panela?

Na hora de comprar panelas, são várias as opções de materiais.

Na hora de comprar panelas, são tantos os materiais dos quais elas são feitas que ficamos perdidos: alumínio, barro, cerâmica, aço inox, vidro… Mas qual é o melhor tipo? Saiba que não existe a melhor panela, mas, sim, a melhor panela para a receita que você vai fazer. Venha descobrir mais sobre esses utensílios!

Panelas de aço inox

Essas panelas são indicadas para receitas que necessitam de cozimento rápido e muito calor, como caldos, molhos e cozidos. Mas não as utilize para fazer frituras: por atingirem altas temperaturas, podem acabar queimando o óleo. Uma dica para que elas permaneçam bonitas: seque sua panela de inox logo depois de lavá-la para que ela não fique manchada.

Panelas de alumínio

Diferentemente das panelas de aço inoxidável, as de alumínio são boas para frituras por imersão. Na hora da limpeza, é necessário ter o cuidado de não usar esponja de aço ou raspar o fundo. Além das tradicionais, existem também as panelas de alumínio fundido, que suportam altas temperaturas e são muito boas. Servem para fazer doces e também carnes.

Panelas de vidro temperado

Nessas panelas, o alimento esquenta muito rápido, então, é necessário ter atenção para que a sua comida não queime. Elas são boas para fazer arroz e refogados e, vamos combinar: são lindas! É preciso ter cuidado para manusear as panelas de vidro, pois elas podem quebrar com batidas e choques.

Panelas de barro

Tradicionais, ela podem ser usadas sobre a chama e também dentro forno. Elas cozinham o alimento lentamente e mantêm a temperatura por mais tempo. É muito utilizada para o preparo de peixadas, moquecas, ensopados, sopas e caldos. Depois de usada, ela deve lavada e fervida com água para que sejam eliminados odores.

Panelas de cerâmica

Fáceis de limpar e antiaderentes, elas demoram a atingir altas temperaturas e, por isso, servem para cozimentos longos. Na hora de lavar, é necessário ter cuidado para que elas não lasquem.

 

 

 

 

 

Recomendadas
Pela Web