Usos inesperados do micro-ondas: 6 truques incríveis para o dia a dia

Muito mais do que esquentar alimentos: confira 6 usos inesperados do micro-ondas!

O micro-ondas é um dos maiores aliados pra quem quer praticidade e rapidez na hora de preparar e esquentar pratos deliciosos em poucos minutos. Mas você sabia que o aparelho pode ir além da função básica de esquentar alimentos? Pois é, leitores: vocês têm um eletrodoméstico em casa que pode ser muito útil para algumas tarefas do dia a dia. Ficou curioso? Então, chega mais que o TudoGostoso te mostra usos inesperados do micro-ondas!

Cebola chorando

Cebola chorando

Usos inesperados do micro-ondas

Chega de chorar pela cebola

Para deixar o sofrimento de lado na hora de cortar cebola, basta cortar as extremidades do vegetal e levá-la para esquentar durante 30 segundos no micro-ondas. Esse tempo vai ser suficiente para evitar que a cebola libere as moléculas responsáveis pela irritação nos olhos! Fácil, né?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Suco de laranja e limão que não acabam mais

Cá entre nós: retirar até a última gotinha do limão e da laranja pode ser uma tarefa complicada, né? Ainda mais se a sua intenção é fazer uma limonada ou laranjada e você tem de fazer isso não só com uma, como várias frutas. Pra facilitar esse processo e aproveitar todo o suco dessas frutas cítricas, você vai precisar apenas esquentá-los no micro-ondas de 15 a 30 segundos. Você vai ver como vai render suco!

Ajuda a descascar o alho que é uma beleza

Não há como negar que comidas temperadas com alho ficam gostosíssimas! E, às vezes, o preço que se paga por isso é aquela dificuldade e paciência pra tirar a casca de cada dente e, de presente, a mão com cheiro de alho. Você já viu aqui pelo blog como tirar o cheio de alho e cebola das mãos, mas para tornar tudo ainda mais fácil e impedir que você chegue a ficar com esse cheiro na mão, basta aquecer a cabeça de alho no micro-ondas durante 15 segundos. As cascas vão se soltar facilmente!

Fatias de bacon sobre um papel-toalha

Fatias de bacon sobre um papel-toalha

Bacon fritinho

Lidar com óleo quente durante a fritura pode ser um desafio pra muitas pessoas! Mas saiba que não é preciso abrir mão de algumas delícias, como o bacon. É só ter um micro-ondas por perto! Basta forrar um prato com duas folhas de papel-toalha, dispor as fatias de bacon separadamente sobre elas e, por cima, mais duas folhas de papel-toalha. Aí é só aquecer por 2 minutos no micro-ondas e voilà: bacon sequinho, crocante e sem fazer aquela bagunça no fogão! Se ainda não estiver na crocância desejada, basta ir colocando de 20 em 20 segundos até ficar do jeito que você gostar.

Deixe seus biscoitos crocantes de novo

Uma das características principais dos biscoitos (ou bolacha, vai) é a sua crocância. Foi comer um e e ele estava murcho? Saiba que tem como reverter essa situação: basta espalhar os biscoitos por um prato, deixando-os bem separados e levar ao micro-ondas por 1 minuto. Depois é só deixar esfriar e se deliciar com os seus biscoitos renovados e crocantes!

Autolimpeza

Com tanta utilidade no micro-ondas, a gente também não pode dispensar uma boa limpeza, né? E a boa notícia é que o micro-ondas mesmo dá conta disso. Basta colocar água e 1 colher (sopa) de vinagre em um recipiente próprio para micro-ondas e levar para esquentar durante 5 minutos. Depois é só deixar o recipiente dentro do micro-ondas desligado por mais 3 minutos. Após esse tempo, retire o recipiente com cuidado e limpe todo o interior do aparelho com papel-toalha ou um pano limpo. Você vai ver como a sujeira vai sair facilmente.

Micro-ondas sendo limpo

Micro-ondas sendo limpado com um pano

Recomendadas
Pela Web