Tábua de corte: como limpar

Que tal dar uma limpeza eficaz na tão utilizada tábua de corte? O TudoGostoso trouxe uma dica incrível. Venha conferir!

 

Como cortamos vários alimentos na tábua, é importante estar sempre limpa.

Saiba como limpar a tábua de corte de forma mais eficaz.

Tábua de corte é um dos utensílios que mais utilizamos na cozinha. Afinal, ela é fundamental para evitar aquela sujeirada pela cozinha na hora de partir os alimentos e garantir que eles não seja contaminados. Prática, é o objeto perfeito para fazer os mais diversos cortes: carnes cruas ou já prontas, frutas, verduras, legumes, queijos, doces e o que mais desejar!

Com tantos alimentos diferentes entrando em contato com a tábua, muitas vezes uma água e sabão não são suficientes para limpar e tirar o gosto impregnado na tábua — ainda mais se for de madeira —, correndo o risco de você cortar uma maçã que vai sair com gosto de alho. Aí não, né! Por isso, venha ver umas dicas infalíveis.

Importância de manter a tábua limpa

A limpeza da tábua de madeira tem que ser eficaz, capaz de remover as partículas de alimento que ali estão para que não alterem o sabor do próximo ingrediente a ser cortado, garantindo que não interfira no sabor, mas, principalmente, garantindo uma madeira conservada, limpa e livre de germes e bactérias.

Ingredientes para limpar uma tábua

– 1 limão

– 1 pitada de sal

 

Mantenha a tábua sempre limpa e longe de bactérias.

Faça a limpeza constantemente para livrar a tábua de possíveis bactérias.

Como limpar a sua tábua

– Corte 1 limão sobre a tábua e guarde uma metade, pois você precisará apenas da outra.

– Em seguida, jogue uma pitada generosa de sal sobre a tábua. Afinal, assim como o TudoGostoso já te contou, o sal é um grande aliado na hora da limpeza!

– Agora, sobre o sal, esprema o suco da metade do limão que você irá utilizar.

– Com essa mesma metade, vire-a sobre a tábua e esfregue a mistura de sal + suco do limão por toda ela. Os grãozinhos de sal unidos à acidez do limão farão com que sejam removidas todas as sujeiras e partículas ali presentes.

– Depois de esfregar bem, leve a tábua para lavar em água corrente, e voilà: sua tábua está limpa e devidamente higienizada!

– Coloque sua tábua para secar preferencialmente em pé e em local ventilado. Por ser madeira, é necessário que ela seque por completo: guardá-la ainda úmida poderia provocar o surgimento de bactérias.

E aí, curtiu a dica? Nunca mais seu alimento terá o gostinho ou aroma do alimento anterior. Se tiver mais algum truque, compartilha com a gente!

Recomendadas
Pela Web