Principais erros que cometemos ao preparar macarrão

Aprenda a reparar erros que você provavelmente comete ao preparar macarrão em casa

Macarronada caseira

Qual desses erros clássicos você já cometeu preparando uma boa macarronada?

Todo mundo concorda que preparar uma macarronada não é lá uma tarefa tão difícil, certo? Todo mundo, mas como sua mãe já dizia, “você não é todo mundo” e sempre acaba fazendo aquele macarrão “unidos venceremos” ou aquela clássica “gororoba” com molho que também é uma opção certa no seu menu.

Se nem o famoso macarrão instantâneo passa batido da sua falta de habilidade, está na hora de rever o passo a passo do macarrão clássico para não cometer erros comuns que podem acabar botando tudo a perder!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nós do TudoGostoso separamos os 5 principais erros que todo mundo comete na hora de preparar macarrão!

1 – Colocar água demais

Sim, esse pode ser o principal motivo do seu macarrão ficar sempre com aquele aspecto meio “empapado”. Se colocarmos mais água do que o macarrão necessita para cozinhar, a água pode transbordar da panela durante o processo e melecar seu fogão todinho! Isso por que durante o processo de cozimento, o macarrão praticamente dobra seu tamanho original. É preciso colocar a quantidade correta de água, já que se colocarmos água de menos, pode não ser o suficiente para deixar a massa bem cozida. O ideal é 1 litro de água para cara 100 g de massa.

2 – Óleo na hora do preparo? Não, não e não!

Essa é mais uma daquelas lendas da culinária, que vão passando de geração em geração até que chegou em você. E você não perde tempo! Coloca bastante óleo para garantir que o macarrão não vai grudar de jeito nenhum e já faz quase um alho e óleo com a massa antes dela estar pronta. Na verdade, o segredo para que o macarrão não grude é o que citamos agora: colocar a quantidade correta de água. O óleo em exagero pode dificultar a aderência do molho na massa e deixá-la pesada.

3 – Água sem sal

Deu pra notar que a água é o fator determinante para que a sua massa saia perfeita, né? Pois é, e essa água toda precisa estar salgada! Adicione o sal assim que a água começar a ferver de acordo com o seu gosto, claro.

Massa de macarrão

Adicione sal a gosto durante o preparo da massa. O indicado é de 1 e 1/2 colher (sopa) de sal para cada 1 kg de macarrão

4 – Misturar pouco os ingredientes

Antes de tudo: você já escolheu a panela em que irá cozinhar? Se você escolheu o espaguete, é preciso escolher também uma panela compatível! Uma panela muito pequena pode dificultar o processo de cozimento e, deixando a massa tão apertada em uma panelinha pode deixá-la grudada!

Escolheu sua panela? Agora, só coloque o macarrão nela quando a água estiver borbulhando! Assim que adicionar o macarrão, mexa por 3 minutos sem parar. Depois desse tempo, é legal mexer a massa de vez em quando durante o cozimento. Isso vai garantir que a massa fique bem soltinha depois de pronta!

5 – Deixar o molho por último

Se você tem o hábito de deixar o macarrão cozinhando enquanto começa a preparar o molho, é melhor rever isso! O molho precisa estar pronto antes do macarrão sempre, sem exceções! Isso por que depois que o macarrão estiver pronto, deixá-lo esperando que o molho fique pronto pode trazer resultados ruins… A massa vai ficar toda grudada e fria… Não é legal!

6 – Lavar o macarrão

Você com certeza já ouviu falar nesse processo: escorrer e rapidamente lavar a massa com água direto da torneira. Errado! Esse passo só deve ser feito se o seu macarrão foi preparado para uma salada, por exemplo. Assim que escorrer o macarrão, adicione o molho e misture tudo muito bem.

Recomendadas
Pela Web