5 formas de utilizar a borra de café em casa: confira

Confira no TudoGostoso 5 formas de utilizar a borra do café em casa. Você vai se surpreender com as nossas dicas!

É praticamente impossível resistir a um cafezinho fresco! O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo. Mas você já parou pra pensar na quantidade de borra de café que vai para o lixo todos os dias? Como aqui o desperdício não tem vez, o TudoGostoso reuniu 5 formas práticas para utilizar a borra do café que vão te surpreender — e você vai de indagar por nunca ter descoberto isso antes:

Água quente sendo adicionada ao pó de café

Cafés sendo preparados

5 formas de utilizar a borra de café

Xô, formigas!

Quer se livrar das formigas na cozinha? Você pode colocar a borra tanto nos locais onde há foco de formigas — aqueles “caminhos” que elas fazem — quanto colocar dentro da lixeira, impedindo que ali vire um dos destinos das indesejadas formiguinhas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mãos sempre cheirosas

Sabe aquela cebola ou alho que você cortou de manhã e cujo cheiro ainda não saiu da sua mão? A borra de café pode te ajudar com isso! Assim que você cortar um desses alimentos — ou qualquer outro que deixe o cheiro impregnado nas mãos —, basta esfregar as mãos na borra, como se fosse uma esfoliação, e depois lavar normalmente. Fácil, né!?

Borra de café sendo esfregada entre as mãos

Borra de café sendo esfregada entre as mãos

Sem cheiro ruim na geladeira

Cheirinho desagradável na geladeira chega a ser algo de embrulhar o estômago, né? A borra de café pode ser uma forte aliada para solucionar esse problema! Além da limpeza e da retirada de alimentos vencidos ou estragados, colocar um recipiente com um pouco de borra dentro da geladeira pode aliviar o cheirinho desagradável em poucos dias.

Fertilizante natural

Adicionar um pouco da borra de café nos vasinhos de planta ajuda a espantar os bichinhos inconvenientes, além de contribuir para um crescimento pleno e radiante das plantas pelo fato de a borra ser fonte de nitrogênio, magnésio e potássio. Para isso, é necessário misturar a borra com grama seca, folhas marrons ou palha seca, de forma a reduzir a acidez do café. Aí é só espalhar na terra e ver suas plantas cresceram mais lindas do que nunca!

Borra de café utilizada como fertilizante natural

Borra de café sendo utilizada como fertilizante natural

Potes plásticos sem cheirinho de comida

Com mil e uma utilidades, os potes plásticos são companheiros pra todas as horas. E com tanta versatilidade, passam ali desde comidas salgadas até as doces. Mas cá entre nós: o que não dá é abrir um pote que tenha uma comida com cheiro de outra, né? Para tirar o cheiro dos potes de plástico, basta colocar a borra dentro do pote com tampa e deixar ali por algumas horas. Depois é só lavar normalmente e voilà!

Borra de café em um recipiente

Borra de café

Recomendadas
Pela Web