Banho-maria: o que é e como fazer

Venha saber o que é, como fazer e para que serve o banho-maria!

Banho-maria: como realizar essa técnica

O banho-maria é ideal para derreter chocolate: veja como fazer.

O banho-maria é uma das técnicas mais utilizadas na cozinha. Muitos cozinheiros de primeira viagem não sabem do que se trata nem como fazer o banho-maria corretamente. Se você é um deles, venha saber mais sobre essa técnica!

Banho-maria: para que serve

Há algumas explicações para o surgimento da expressão banho-maria. A mais difundida delas conta que o nome faz referência à alquimista europeia da Antiguidade Maria, que costumava utilizar um tacho de cobre para que a água ficasse aquecida durante mais tempo enquanto fazia seus experimentos. Conhecida no mundo todo pela expressão francesa bain-marie, o banho-maria é uma técnica de cozimento à base de calor indireto. Ela é utilizada para preparar alimentos que não podem ferver e que exigem um cozimento lento e uniforme, sem o alto aquecimento que acontece com o contato direto com o fogo. Geralmente, é usada para fazer pudins, caldas e derreter chocolate, esse ingrediente que tanto amamos, como você pode ver em 5 receitas para quem não vive sem chocolate e 6 receitas com chocolate em pó.

No banho-maria, uma tigela é colocada dentro de outro recipiente maior, que deve estar cheio de água. Existem até recipientes próprios para fazer o banho-maria, que podem ser encontrados em lojas de utensílios.

Banho-maria no fogão: como fazer

Uma panela com água deve ser colocada no fogão. Ligue em fogo baixo e deixe a água ferver. Coloque a tigela em cima da panela. Atenção: é bom que o fundo da tigela não encoste na água fervendo. O que vai cozinhar ou derreter o alimento é o vapor da água. No caso do chocolate, o ideal é que a tigela se encaixe com perfeição na panela com água, o contato com o vapor que sai dos lados pode prejudicar o alimento.

Banho-maria: como fazer no fogão

O banho-maria pode ser feito no forno também, principalmente no preparo de pudins.

Banho-maria no forno: como fazer

Uma assadeira ou refratário com água é colocada no forno, geralmente em temperatura baixa ou média. Dentro da assadeira, é colocado o recipiente, geralmente uma forma, com a preparação a ser cozida. Geralmente, preparações com muitos ovos, como pudins, exigem o banho-maria.

Agora que você já sabe como fazer o banho-maria, que tal fazer uma receita? Nós vamos te dar algumas ideias: brigadeirão, pamonha, pudim de leite e pudim de coco.

Recomendadas
Pela Web