5 truques para separar a gema da clara

O TudoGostoso trouxe 5 dicas fáceis e infalíveis que vão facilitar a sua vida na hora de separar a gema da clara!

Confira 5 truques eficazes para separar as claras das gemas.

Vem ver alguns truques simples e rápidos para separar as claras das gemas!

Você já deve ter reparado que, em muitas receitas, utilizam-se apenas as gemas — ou somente as claras, como no caso do merengue. Afinal, pode ser até que você precise usar o ovo inteiro, mas o modo como você o adiciona no preparo interfere no resultado! Bata as gemas e/ou bata as claras em neve são umas das técnicas mais utilizadas.

E um segredinho: as claras em neve, quando incorporadas à massa do bolo, podem deixá-lo ainda mais leve e fofinho do que se você tivesse colocado o ovo todo antes. E, no caso das gemas, elas podem render bons e saborosos pratos — uma ótima opção para reaproveitá-las de uma forma gostosa e sem desperdícios!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Quebre o ovo nas mãos, deixando a clara escorrer por entre os dedos.

Com as mãos em forma de concha, quebra o ovo sobre ela e deixe toda a gema escorrer!

Se você tem dificuldade na hora de separar essa dupla imbatível, o TudoGostoso vai te dar algumas dicas para fazer isso com rapidez e excelência!

Com a própria casca

O ovo por si só já te ajuda nessa tarefa! Para isso, por cima de um recipiente, quebre o ovo e delicadamente vá transferindo a gema de uma casca para a outra. Durante esse processo, a clara irá escorrer para o recipiente abaixo e sobrará apenas a clara em uma das metades da casca. Aí é só colocá-la em outro recipiente e prontinho!

A própria casca do ovo pode te ajudar a separar as claras da gema.

A própria casca pode te ajudar nessa tarefa, separando tudo com muita eficiência!

Mão amiga

Se achou complicada essa “transferência de gema”, você pode fazer isso com as próprias mãos! Mas antes de tudo, vale lembrar de lavá-las muito bem, hein? Com as mãos limpinhas, quebre o ovo sobre a sua mão e deixe a clara escorrer pelos seus dedos, caindo em um recipiente que deve estar abaixo de sua mão. Depois, é só colocar a gema em outro recipiente.

Escumadeira para todas as horas

Aí vai uma bem prática! Se a escumadeira te salva na hora de lidar com o óleo quente, ajudando a fritar as queridas batatas fritas e nuggets, ela também vai te ajudar nessa missão. Quebre o ovo sobre uma escumadeira e dê leves mexidinhas de um lado para o outro, deixando a clara escorrer para o recipiente que estará abaixo e sobrando apenas a gema na escumadeira.

Deixe a clara escorrer entre os dedos, restando apenas a gema nas mãos.

Com a mão na massa! Com a ajuda das mãos, deixe a clara escorrer por entre os dedos.

Funil eficiente

É supersimples! Quebre o ovo dentro de um funil, dando leves batidinhas e deixando a clara escorrer para o recipiente que estará abaixo. Caso ainda reste clara presa à gema, basta inclinar o funil dando “passagem” para as claras escorregarem, restando apenas as gemas.

Truque da garrafa pet

Esse truque é bem eficiente, e você vai precisar apenas de uma garrafa pet vazia e limpinha — pode ser de água mineral ou refrigerante! Basta quebrar o ovo sobre um recipiente, e logo após, pressionar levemente a garrafa e encostar delicadamente o gargalo sobre a gema. Ao encostar, vá soltando aos poucos a garrafa, fazendo com que a gema seja “sugada”! Em seguida é só transferir a gema, pressionando a garrafa novamente em outro recipiente.

E aí, curtiu as dicas? Se você tiver algum outro método, conta pra gente!

Com a própria casca, passe a gema de uma metade para a outra, permitindo que a clara escorra.

Delicadamente, passe uma gema de uma casca para a outra, deixando a gema escorrer.

Recomendadas
Pela Web