4 dicas para utilizar e conservar melhor a esponja

Limpar a esponja é mais importante do que você imagina! O TudoGostoso trouxe algumas dicas de como conservar esse objeto tão utilizado nas cozinhas.

Fique de olho nos cuidados da esponja para evitar surgimento de bactérias.

A esponja deve ser utilizada corretamente para evitar a proliferação de bactérias.

A esponja é um dos objetos que mais utilizamos na cozinha. Afinal, depois de um dia produtivo fazendo comidas maravilhosas, é ela a brava guerreira que vai encarar a louça suja e deixar tudo um brinco, pronta para ser utilizada de novo! Porém o que muita gente não sabe é que esse objeto, se não utilizado e armazenado de forma correta, pode ser um grande lar para as indesejadas bactérias devido à sua umidade, além dos resíduos de comida.

E como nós queremos manter o ambiente culinário limpo e livre de germes, o TudoGostoso reuniu algumas dicas para você conservar a esponja e descartar de vez qualquer tipo de contaminação. Vem ver!

Micro-ondas e água fervida podem ajudar a reduzir as bactérias.

Mantenha a higiene das louças, mas da esponja também: altas temperaturas podem ajudar a eliminar os germes.

A esponja limpa e você limpa a esponja

Pois é, parece estranho, mas é supernecessário! Afinal, os mais diferentes tipos de alimentos e sujeiras entram em contato com a esponja todos os dias. Por isso, o TudoGostoso fez uma matéria ensinando alguns métodos simples para eliminar as bactérias da esponja. Confira lá!

Vida útil das esponjas: fique atento

Se você utiliza a esponja até ela gritar por socorro, pode parar de fazer isso! Pois é: as esponjas também têm uma vida útil, que gira em torno de 1 semana. Se a sua esponja já está lá há mais de 1 mês, o ideal é que ela seja descartada e substituída por uma nova — ainda que tenha sido devidamente higienizada com os métodos de altas temperaturas. Sendo assim, esponja na próxima lista de compras, hein?!

Troque sua esponja constantemente para evitar o acúmulo de resíduos.

Procure trocar sua esponja constantemente para evitar o acúmulo de resíduos e bactérias.

Esponja da cozinha é só da cozinha

As louças sujas de comida já são suficientes para a esponja da cozinha! Por isso, a ideia de reutilizá-la para limpar chão, paredes, outras substâncias ou cômodos deve ser descartada de vez. Esponja da cozinha tem já tem a sua própria função, por isso a solução é dedicar outras esponjas para as demais funções. Nada de festival de bactérias!

Guarde nos locais apropriados

No uso diário, após utilizá-la com detergente, enxague-a muito bem até que não reste mais espuma. Em seguida, torça-a bem para sair todo o excesso de água e coloque-a para secar em um local seco e bem ventilado — deixá-la em potes, com sabão ou em locais fechados e úmidos não é uma boa ideia, gente!

Utilize a esponja de lavar louças apenas para esta função.

Confira as dicas de utilização da esponja!

Recomendadas
Pela Web