2 truques simples para a maçã não escurecer

Dá pra conservar a maçã já cortada e de maneiras bem simples! Chega mais que o TudoGostoso vai te ensinar 2 truques bem simples para a maçã não escurecer.

É bem provável que a maçã tenha sido uma das primeiras frutas que você experimentou quando criança. Ela tem muitos benefícios para a saúde, é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes. Ela pode ser utilizada em muitas receitas incríveis, como tartelette de maçã, bolo rápido de maçã, torta de maçã americana e em muitas outras! Mas o que fazer quando partimos a maçã e ela escurece? O TudoGostoso vai te ensinar 2 truques simples para a maçã não escurecer!

Maçãs fatiadas servidas em um recipiente

Recipiente com fatias de maçã

Por quê a maçã escure?

A maçã possui algumas enzimas que acabam reagindo ao entrar em contato com o oxigênio do ar, levando à oxidação — que são as manchinhas escuras que vemos pela fruta algum tempinho após ela ter sido cortada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Maçã sendo cortada sobre uma tábua de madeira

Maçã verde sendo cortada sobre uma tábua de madeira

2 truques para a maçã não escurecer

Água e suco de limão

É bem provável que você já tenha ouvido falar desse truque. Mas, se não, calma que a gente explica! Basta pingar algumas gotinhas de limão sobre a parte cortada da maçã. “Simples assim, TudoGostoso!?” — Sim! O limão possui ácido cítrico, que funciona como um potente antioxidante natural. Ao entrar em contato com a maçã, o limão neutraliza a ação da oxidação, impedindo que a maçã escureça.

Se for em grandes quantidades, basta espremer meio limão em um recipiente com água e deixar as fatias de maçã de molho por cerca de 3 a 5 minutos. Depois é só escorrer a água, enxugar as fatias de maçã, colocá-las em um saco vedado e armazenar na geladeira.

Água e sal

O truque do limão é eficaz, mas pode dar uma alterada no sabor da maçã. Se você quiser driblar essa modificação no sabor, basta colocar a maçã já cortada em um recipiente com 4 xícaras (chá) de água + 1/2 colher (chá) de sal! Aí basta deixar 5 minutinhos de molho, escorrer a água e secar os pedaços/fatias de maçã. Depois é só guardar a maçã em um saquinho vedado e voilà: dura até 5 dias na geladeira. E pode confiar: a maçã não fica salgada!

Viu como é simples? Com esse truque vai ter maçã de sobra pra fazer receitas deliciosas como torta de maçã, salada de tomate cereja com queijo e maçã e bolo de maçã.

Maçãs cortadas em pedaços

Maçãs cortadas em fatias

Recomendadas
Pela Web