Truques culinários que ajudam a melhorar a saúde: confira

Há diversos truques culinários que contribuem para a absorção dos nutrientes pelo organismo. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo os alimentos!

Você sabia que existem truques culinários que podem ajudar melhorar a sua saúde? Pequenas ações, quando feitas corretamente, podem auxiliar o organismo na absorção de nutrientes e substâncias vitais para o bom funcionamento do corpo. Práticas como armazenar corretamente os alimentos frescos, ou equilibrar a ingestão de cálcio, ferro e proteínas são algumas das dicas para se ter uma vida saudável. Confira alguns truques fáceis que contribuem muito para uma vida mais saudável!

Truques culinários para melhorar a saúde

Truques culinários para melhorar a saúde

Truques culinários: higienização correta dos alimentos

Lavar bem os legumes e verduras é essencial para garantir que os alimentos fiquem livres de micro-organismos e pesticidas. Além disso, lavá-los ajuda a baixar os níveis de fitato, substância presente naturalmente em cascas e que atrapalha a absorção de nutrientes importantes. Confira algumas dicas de como higienizar corretamente os alimentos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1)Procure sempre lavar os legumes e hortaliças separadamente, evitando a contaminação cruzada entre eles.
2)Ao lavar alimentos com casca, procure limpá-los com uma escovinha própria para essa ação. Após, enxágue-os bem com água potável.
3)Folhas e verduras devem ficar ao menos 15 minutos de molho em uma solução clorada. Para isso, indica-se adicionar 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Não esqueça de, após retirar da solução, lavá-las com água potável.
4)É essencial secar bem os alimentos antes de armazená-los. O excesso de água pode contribuir para as comidas estragarem mais rapidamente.
5)No caso de alimentos que são cozidos, como feijão e lentilha, deixe-os de molho apenas em água por pelo menos 1 hora.

Truques culinários para melhorar a saúde: alimentos crus

Truques culinários para melhorar a saúde: alimentos crus

Truques culinários: alimentos crus

Folhas, frutas e hortaliças verdes em geral são melhor aproveitadas pelo organismo quando consumidas cruas. O calor é responsável por amolecer os alimentos, fazendo-os perder fibras importantes para a saúde. Além disso, essa perda também é responsável por aumentar o índice glicêmico e diminuir a sensação de saciedade. Por exemplo, a cebola crua contêm a quercetina, substância de ação anti-inflamatória. O alho também se destaca, já que, quando cru, tem a alicina, um antibacteriano que ajuda na imunidade do organismo.

Truques culinários: alimentos cozidos

Como já dissemos, o calor é responsável por diminuir as fibras e certas vitaminas de alimentos. Ainda assim, cozinhar é essencial para que o corpo consiga absorver outras substâncias indispensáveis ao organismo. Alguns antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, ficam mais abundantes após o processo de cozimento. Há inclusive alguns ingredientes que, ao serem ingeridos crus, impedem a absorção de outros nutrientes, como o inhame, que dificuldade a absorção de ferro pelo organismo. Por exemplo, no tomate cru, a concentração de licopeno é de 13%, e passa para 70% quando cozido. O espinafre é outro que, quando cru, libera oxalato, o que dificulta a absorção de outros nutrientes.

Truques culinários para melhorar a saúde: casca da abobrinha

Truques culinários para melhorar a saúde: casca da abobrinha

Truques culinários: a importância da casca

A casca dos alimentos funciona como uma barreira que evita a perda de diversos nutrientes. Por exemplo, a casca da batata tem 7 vezes mais cálcio e 17 vezes mais ferro do que a polpa. Outro exemplo é o pepino que, na sua casquinha verde, carrega vitamina K e antioxidantes. A abobrinha também está nessa lista: as maiores concentrações de vitamina A e C estão exatamente na sua camada mais externa.

Recomendadas
Pela Web