Tipos de massa para preparo de tortas, doces, empadas…

Massa podre, massa sablée, massa fola… Você não precisa ser um expert na cozinha para conhecer a diferença entre elas. A gente te explica tudo direitinho!

Massa podre, massa sablée, massa fola... Você não precisa ser um expert na cozinha para conhecer a diferença entre elas. A gente te explica tudo direitinho!

Na maioria das vezes, o segredo de doces, tortas, empadas e salgados está todo no preparo da massa. Não tem como negar que se a massa estiver bem feita já é meio caminho andado para que o quitute seja um sucesso. Para você entender de uma vez por todas o preparo (e o nome) de cada uma delas, a gente elaborou para você esse mini especial contendo uma lista das principais massas para receitas doces e salgadas.

Massa podre: Talvez o nome mais famoso de massas no Brasil. É a famosa “massa de empada”, que leva esse nome por esfarelar muito e parecer estar podre, por ser mais gordurosa que todas as outras. É uma massa elaborada apenas com farinha, água, margarina, ovo e sal – importante notat que ela não leva fermento.

Massa sablé: Ela tem textura arenosa e chega a desmanchar na boca, mas é diferente da massa podre. Esta massa é levemente adocicada e bastante utilizada em tortas ou tarteletes doces. A massa sablé leva açúcar, margarina, sal, ovo e farinha de trigo e você pode utilizar farinha de amêndoas para deixá-la ainda mais saborosa.

Massa brisee: A massa brisee é ideal para tortas doces e salgadas e possui consistência delicada e quebradiça, por levar uma quantidade um pouco maior de manteiga. Esta massa deve ser pouco trabalhada, para que obtenha efeito levemente folhado.

Massa frola: O grande diferencial desta massa é que ela pode ir ao forno direto com o recheio.

Choux: A massa choux resulta de uma mistura de água, manteiga e farinha, que é cozida e acrescida de ovos ainda morna. Ela ganha uma crosta fina e interior oco quando assada. A água pode ser substituída por leite, resultando em uma massa menos crocante e mais macia. É a massa base para as nossas famosas Carolinas ou bombas.

Massa para salgados em geral: É a famosa massa base de coxinhas, risoles, bolinhas e etc. e é ideal para salgados fritos. Existem diversas receitas para elaborar esta massa, sendo a mais famosa delas a partir de água, farinha de trigo, tempero e óleo.

Recomendadas
Pela Web