4 tipos de assadeiras e para que servem: confira

O TudoGostoso vai te contar mais sobre as diferenças entre 4 tipos de assadeira e qual é a mais indicada para o prato que você deseja preparar!

Parece algo automático colocar os alimentos em uma assadeira e levar ao forno. Muitas vezes, nem levamos em conta qual assadeira estamos usando. Mas você sabia que ficar atento a esse detalhe pode te ajudar bastante na cozinha? Isso mesmo, leitores! Dependendo do material da assadeira, ele pode alterar o tempo de cozimento, a distribuição de calor pelo alimento e também a sua textura. Por isso, para facilitar a sua vida na cozinha, o TudoGostoso vai te mostrar as diferenças entre 4 tipos de assadeiras! Confira a seguir e escolha qual é a ideal para o prato que você deseja preparar:

Conheça 4 tipos de assadeiras e para que servem

Alumínio

De todos os materiais, ele é o que esquenta mais rápido — mas também o que perde calor mais rapidamente. A assadeira de alumínio é perfeita para dar aquele dourado incrível aos pratos e ainda deixar aquela superfície durinha irresistível, como no caso dos bolos, cookies, pães, tortas e pizzas. Ela é indicada para bolos, cookies, brownies e outras massas justamente por ganhar e perder calor rapidamente, impedindo que as bordas da receita queimem enquanto você espera a sua receita esfriar fora do forno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Bolo sendo assado na forma de alumínio

Bolo assando na forma de alumínio

Vidro

As assadeiras de vidro são capazes de distribuir o calor de forma uniforme. Outra qualidade é que o vidro é capaz de reter calor, deixando o alimento quentinho por mais tempo, mesmo após sair do forno. Por isso, vale a pena apostar em pratos que combinam com aquela crostinha formada nas bordas, tal como lasanha e fricassê; ou então pratos deliciosos como arroz de forno com frango.

Assadeira de vidro com arroz de forno e frango assado

Arroz de forno com frango assado servidos na assadeira de vidro

Cerâmica

Assim como o vidro, a cerâmica também é perfeita para distribuir o calor de forma uniforme — porém a única diferença é que ela consegue deixar os pratos ainda mais douradinhos do que o vidro. Diferentemente do alumínio, o calor não se perde rapidamente após sair do forno, e por isso, é capaz de manter os alimentos aquecidos por mais tempo. Por isso, fique atento para fazer ali pratos que possam continuar aquecendo mesmo após serem retirados do calor do forno, ok? Lasanha e arroz de forno também ficam di-vi-nas quando feitas nessa assadeira!

Lasanha feira na assadeira de cerâmica

Lasanha feita na assadeira de cerâmica

Formas de silicone

Elas são conhecidas principalmente por serem antiaderentes, o que impede que as suas receitas grudem nas bordas da forma e causem aquele estrago. Receitas como cupcakes, muffins e macarons ficam perfeitas quando feitas nessa forma! Mas lembre-se: na hora de levar as formas de silicone ao forno, coloque sempre uma forma de alumínio por baixo.

Cupcakes assando na forma de silicone

Cupcakes assando na forma de silicone

Recomendadas
Pela Web