Tipos de adoçantes mais comuns na culinária

Venha conhecer as principais diferenças entre os tipos de adoçante!

adoçantes

Há diversas opções de adoçantes no mercado.

Se você está atrás de um substituto do açúcar refinado, os adoçantes podem ser uma boa opção! Mas, se ao chegar nas prateleiras do supermercado, você depara com aquela grande diversidade e fica perdido, calma! Nós vamos te ajudar! Os adoçantes são produtos formulados com edulcorantes, que nada mais são que substâncias responsáveis pelo sabor doce, que podem ser naturais ou artificiais. Inicialmente, os adoçantes foram produzidos para os diabéticos, que precisam de uma alimentação com restrição de açúcar. Hoje em dia, eles também são usados por quem quer perder peso ou apenas quer regular os níveis de açúcar da dieta.

Venha descobrir tudo sobre os diferentes tipos de adoçante e escolha o mais adequado à sua alimentação!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aspartame

O aspartame é a combinação de duas substâncias: fenilalanina e acido aspártico. Ok, mas o que ele pode fazer por mim? O aspartame tem sabor bastante parecido com o do açúcar e, por isso, é muito utilizado na culinária. Se for preparar uma receita quente, adicione-o apenas quando retirar do fogo, para que ele mantenha o seu sabor. Ah! E utilize em pequenas quantidades, pois ele tem um alto potencial de adoçar os alimentos! Com 4 cal/g, o aspartame também é conhecido por fazer parte dos famosos refrigerantes diet.

Stévia

O esteviosídeo, mais conhecido como stévia, é um adoçante natural extraído da planta stevia rebaudiana, originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A stévia é 100% atóxica e segura ao organismo. Muito utilizada no Japão, o adoçante é resistente a altas temperaturas.

Sacarina

A sacarina é um adoçante artificial derivado do petróleo. Petróleo? Isso mesmo: ela é extraída de um ácido derivado do petróleo, o sulfanoilbenzóico. A sacarina é absorvida lentamente pelo nosso organismo, mas por não ser metabolizada, é excretada pelo rim de forma inalterada. O bom desse adoçante é que ele pode ser submetido a altas temperaturas e não é calórico.

 

 

Escolha o adoçante mais adequado à sua alimentação

Sucralose

A sucralose é obtida a partir da sacarose, que é extraída da cana de açúcar. Sem sabor residual amargo, a sucralose é um adoçante artificial que pode ser usado como adoçante de mesa e também em preparações culinárias que são submetidas a altas temperaturas e seu sabor é parecidíssimo com o do açúcar.

Recomendadas
Pela Web