Ralador de queijo: confira as utilidades

Muito mais que ralar queijos: confira como o ralador pode te ajudar na cozinha e agilizar o preparo de receitas deliciosas!

Confira como o ralador por ter várias utilidades na cozinha!

Confira como o ralador pode ser útil na sua cozinha, indo muito além da função de ralar queijos!

Quando falamos de ralador, é automático associarmos ao queijo. Afinal, toda a praticidade do ralador faz com que ele se torne um dos utensílios básicos para se ter na cozinha e agilizar no preparo dos pratos! E se você achava que esse instrumento servia só para ralar queijo, irá surpreender com as diversas funcionalidades que ele possui.

O TudoGostoso reuniu aqui algumas dicas pra lá de boas que vão fazer que você explore diferentes funções do ralador. Quer saber mais? Então, vem com a gente!

Molho de tomate

Quer coisa mais gostosa do que fazer um molho de tomate caseiro temperado do seu jeitinho? Pois é! Essa delícia de molho que deixa os pratos mais saborosos é feita, obviamente, à base de tomate. E onde o ralador entra nisso? Basta segurar o tomate pela parte de cima e ir passando pelo buraco grosso do ralador. Isso vai fazer com que a pele do tomate fique de fora, sobrando apenas o “molho do tomate” que pode ser temperado com orégano e sal. Simples, não?

Farinha de rosca

Como resistir aos empanados? O gurjã, nugget e bife à parmegiana ficam ainda mais gostosos com aquela casquinha que só a farinha de rosca é capaz de fazer. A boa notícia é que você pode fazer a sua própria farinha de rosca utilizando apenas pão amanhecido e ralador!

E o processo é bem simples: você só precisa levar o pão amanhecido ao forno, transformando-o em torradas. Depois é só esperar  os pães esfriarem e ralar. Falando em farinha, você já deu uma olhadinha nessa matéria sobre como fazer farinha panko caseira?

Utilize o ralador para fazer molhos de tomate práticos e rápidos.

É possível fazer molho de tomate usando o ralador: veja como.

Macarrão feito do zero

Quem resiste a uma massa fresquinha feita na hora? O TudoGostoso já te ensinou como fazer uma massa de macarrão caseira que é feita com ovos e farinha de trigo. Assim que a massa já não estiver mais grudando nas mãos, basta enrolá-la com um plástico-filme e deixar ali por, no mínimo, 30 minutinhos. Após esse tempo, é só retirar o plástico-filme e passar a massa pelo buraco grosso do ralador, formando um macarrãozinho para ser cozido e servido com saborosos molhos.

Gratinado perfeito

Precisa adicionar manteiga a uma receita de forma uniforme? É simples: basta você retirar o papel da manteiga e colocá-la na geladeira por, no mínimo, 1 hora. Após esse tempo, a manteiga estará congelada e consistente, perfeita para ser ralada e espalhada de forma uniforme sobre o prato que irá ao forno.

Incremente suas sobremesas com raspas de chocolate feitas no ralador.

Capriche nas sobremesas adicionando raspas de chocolates feitas no ralador, dando um visual e sabor incríveis.

Lascas de chocolate

O chocolate pode garantir um efeito incrível às suas sobremesas. Pra isso, basta você colocá-lo no congelador por 30 minutos para que fique bem durinho. Em seguida, é só retirar do congelador e, imediatamente, já ir ralando sobre o doce desejado, dando um toque especial e gostosíssimo! Esse efeito com o chocolate também pode ser conquistado com o descascador, como você pode ver nesta matéria mostrando as diferentes utilidades do descascador de legumes.

Raspas de limão

As raspas de limão podem ser feitas facilmente com o ralador. E onde você pode incluir essa delícia? Em receitas de torta de limão, receita de bolo simples com raspas de limão, mousses, pavês e até mesmo pudim de pão com raspas de limão.

Incremente suas sobremesas com raspas de limão feitas no ralador.

Aproveite todo o limão: faça raspas utilizando o ralador e deixe suas sobremesas com um toque especial!

Recomendadas
Pela Web