Por que não devemos lavar a carne antes de cozinhá-la

Descubra por que o hábito de lavar a carne crua não é correto!

Saiba os motivos pelos quais não se deve lavar a carne

Saiba por que não devemos lavar a carne antes cozinhá-la.

Muitas pessoas têm o hábito de lavar a carne vermelha antes de temperá-la e cozinhá-la. Saiba se isso está correto aqui no TudoGostoso!

Não lave a carne: veja os motivos

Você comprou a carne para fazer uma deliciosa refeição, como um picadinho com batata e cenoura ou carne de panela de pressão. Antes de temperar e cozinhar, você coloca a carne debaixo da torneira e lava bem lavadinho, né? Opa! Embora você ache que isso é o correto a ser feito, esse hábito não é recomendado por especialistas. “Mas por que, TudoGostoso? A carne não fica mais limpa assim?” Querido leitor ou leitora: saiba que água não tem o poder de retirar as bactérias que talvez haja na carne. Além disso, bactérias se proliferam em presença de água e proteína (que o caso da carne) e, por isso, quando a carne entra em contato com a água, a contaminação pode se espalhar. Outra coisa que acontece é que a lavagem retira parte dos nutrientes que são solúveis em água. Se houver bactérias na carne, elas provavelmente serão mortas durante o cozimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outros motivos para não lavar a carne

A gente já te contou sobre os perigos de lavar o frango antes de cozinhá-lo. Com a carne, quando ela é lavada, também perde a suculência natural e pode contaminar a sua cozinha (e isso acontece com qualquer carne crua que é lavada). Quando a água corrente respinga em outros alimentos, na pia ou em qualquer outro utensílio, os micro-organismos podem contaminá-los. A carne será cozida e as bactérias que talvez estejam presentes serão mortas, mas outros alimentos e os lugares em que água respingar serão contaminados! Repense esse hábito!

Frutas, legumes e verduras: lavá-los é necessário

Se não devemos lavar carne crua, o contrário vale para frutas, legumes e verduras. Saiba que lavar esses alimentos somente com água não é o suficiente. Pode dar um certo trabalhinho, mas você quer garantir a sua saúde e a de sua família, certo? O TudoGostoso já te mostrou como higienizar alimentos de maneira natural. Confira!

Receitas com carne vermelha

Agora que você já sabe que não é necessário lavar a carne antes de cozinhá-la, que tal preparar receitas deliciosas? Primeiramente, você vai precisar temperar a carne, por isso, confira 3 formas básicas de temperar carne vermelha.  Agora, dá só uma olhadinha nessas deliciosas receitas do TudoGostoso: filé mignon ao molho de mostarda, bife à milanesa e picanha ao forno com sal grosso.

 

Recomendadas
Pela Web