Ovo cozido servido na casca: como fazer

Veja como fazer o ovo cozido servido na casca, uma delícia perfeita para o café da manhã!

No episódio de Masterchef Brasil que foi ao ar na última terça-feira (20/06), um dos desafios da prova em grupo foi preparar um ovo cozido que deveria ser servido na cama de escarola com espinafre refogados. No entanto, os participantes do grupo azul Vinicius, Thiago e Rita tiveram um problema com o ponto do ovo: alguns cozinharam demais, outros ficaram no ponto e outros ficaram muito moles. Na tentativa de salvar a prova, eles liberaram alguns pratos com o ovo cozido servido na própria casca do ovo e outros com um ovo mexido. Apesar de o ovo cozido servido na casca ser uma prática comum, os jurados não gostaram do resultado, pois a casca estava em contato direto com o refogado. Para que isso não aconteça, o TudoGostoso conta qual o truque para servir o ovo cozido na casca de forma perfeita! Confira abaixo!

ovo cozido servido na casca como fazer

Ovo cozido com a gema mole servido com casca no suporte

Como fazer o ovo cozido servido na casca

Ponto certo do ovo

O primeiro passo para ter um ovo cozido perfeito é decidir qual o ponto da gema você deseja. Normalmente, ela é servida levemente amolecida, perfeita para molhar a torrada ou o pãozinho. O ideal é deixá-lo cozinhando por 5 minutos. Coloque a água para ferver com um pouquinho de sal. Assim que ela levantar fervura, coloque o ovo para cozinhar e deixe os 5 minutos necessários. Se você gosta da gema completamente dura, deixe por 12 minutos.

ovo cozido servido na casca

Ovo cozido na casca com a gema mole

Maneira correta de servir o ovo

Nada de colocar a casca do ovo em contato direto com outros alimentos, viu? O ideal é colocar o ovo em um suporte para ovo cozido. Caso você não tenha, usar um copinho de cachaça (shot) também funciona! Sirva o ovo inteiro. Na hora de comer, dê algumas batidinhas de leve com uma faca no topo do ovo, cortando um pedaço pequeno. Não esqueça de dar aquela leve temperada: tá liberado usar sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. Vale ressaltar que a casca não deve (ou não precisa) ser comida, só o “recheio” do ovo!

faça ovo cozido servido na casca

Ovo cozido com casca no suporte

Recomendadas
Pela Web