Mancha de vinho: 7 dicas simples para removê-la

Confira algumas dicas simples para retirar manchas de vinho do tecido!

O vinho é uma bebida incrível que tem conquistado cada vez mais consumidores no Brasil. Além de cair muito bem ao acompanhar receitas como massas, carnes e queijos, o vinho também pode ser incluído como ingrediente em pratos deliciosos como picadinho de carne ao vinho, carne de panela com vinho tinto e sagu de vinho. Se você é uma pessoa que bebe vinho com frequência, já deve ter manchado a roupa ou a tolha de mesa com a bebida. Acidentes acontecem, né? Mas nem tudo está perdido! Confira a seguir como tirar mancha de vinho!

Toalha de mesa manchada com vinho

Mancha de vinho sobre a toalha de cozinha

Como tirar mancha de vinho

Retire o excesso

Essa é a regra universal para todo e qualquer tipo de mancha! Assim que você derrubar algo em um tecido, aja rapidamente para que a mancha não entranhe no tecido. A dica é colocar um papel-toalha ou guardanapo por cima da mancha para absorver todo o excesso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não espalhe a mancha

Na hora de retirar o excesso, procure se concentrar apenas no local onde está a mancha. Se você acabar indo para o redor da mancha, pode ser que você aumente ainda mais a sujeira e torne tudo ainda mais trabalhoso! Por isso, não esfregue: coloque o papel por cima e dê leves batidinhas.

Sal para ajudar

O sal que está no seu armário pode te ajudar nessa missão! Basta colocar um pouco de sal por toda a área manchada e deixar agir por alguns minutos. Depois é só retirar o sal e ir repetindo esse mesmo processo com um “sal novo” até a mancha clarear. Você vai ver como o sal irá agir absorvendo o vinho! Para finalizar, basta lavar normalmente.

Sal sendo colocado sobre a mancha de vinho

Sal sendo adicionado sobre a mancha de vinho

O clássico vinagre

Tem um vinagre branco aí? Ele também pode ser a sua solução para sumir com as manchas! O segredo é fazer uma mistura de 3 partes de vinagre branco com uma parte de água, colocar sobre a mancha e deixar agir por alguns minutinhos. Depois é só lavar o tecido normalmente. Mas nada de água quente, hein?

Vinho branco

“Vinho para retirar mancha de vinho!?” Isso mesmo, leitor, você leu certo! Para retirar a mancha de vinho tinto, basta despejar um pouco de vinho branco por cima da região manchada, pois isso irá ajudar a clarear. Em seguida, basta lavar o tecido normalmente.

Água oxigenada e sabonete líquido

Para esse truque, vale a pena fazer um teste antes em um pedacinho do tecido que não seja tão visível — a parte de dentro do tecido, por exemplo? Basta misturar uma parte de água oxigenada com uma parte de sabonete líquido e aplicar sobre a região manchada. Aí é só deixar agir por alguns minutinhos e, em seguida, lavar normalmente.

Limão e sal

Não, não: não mudamos o assunto para a tequila, não! Limão e sal formam a dupla que vai te ajudar a tirar a mancha de vinho. Esprema o limão sobre a região manchada e, em seguida, adicione o sal sobre o local, deixando agir por cerca de uma hora. Depois disso é só lavar o tecido normalmente.

Vinho derrubado sobre uma blusa branca

Blusa branca manchada de vinho

Recomendadas
Pela Web