Limpeza da faca: 5 erros comuns que você comete

Chega de faca sem corte ou danificada: confira 5 erros comuns que você na comete na hora de limpar as facas.

Facas são utensílios muito utilizados na cozinha e, por isso, devem estar sempre com o corte em dia. Facas afiadas fazem toda a diferença no dia a dia: poupam nosso tempo e garantem um corte eficaz sem esforço e sem acidentes. Porém no dia a dia acabamos cometendo alguns erros ao fazer a limpeza da faca e que podem estragar esse utensílio, deixando seu corte cada vez pior. Afinal de contas, quais são esses hábitos? É isso que o TudoGostoso vai te contar agora!

Faca sendo lavada com a parte macia da esponja

Faca sendo lavada com a parte macia da esponja

5 erros na hora da limpeza das facas

Não dispense a tábua

Na hora de cortar alimentos, não hesite em contar com a tábua! O corte sobre outras superfícies muito duras pode fazer com que a faca estrague e perca o fio. Por isso, não dispense a tábua!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O lado da esponja importa, sim

A faca acaba se misturando aos outros talheres em meio à louça suja. E, na hora da limpeza, automaticamente lavamos copos, talheres e pratos todos com o mesmo lado da esponja: o mais áspero. Mas isso pode ser terrível para a vida útil da faca! Na hora de lavá-la, procure lavar com o lado mais macio da esponja para não danificar seu corte.

Faca sendo secada com um papel-toalha

Homem secando faca com papel-toalha

Lavou, secou

Após lavar a faca, temos o costume de colocá-la para secar naturalmente dentro de porta-talheres, com a parte da lâmina virada para baixo — por questões de segurança, claro. Mas nessas horas, o melhor a se fazer para manter a qualidade da sua faca é secá-la com um pano imediatamente após ter sido lavada. Isso vai evitar a formação de manchas d’água e o atrito da faca com outros talheres.

Faca X alimentos ácidos

Faca corta tudo, mas é bom se lembrar que seu material não combina muito bem com alimentos ácidos — tal como limão, laranja e tomate. Por isso, após cortar os alimentos para fazer uma caipirinha ou molho de tomate, lembre-se sempre de lavar a faca assim que utilizá-la. Isso porque os componentes ácidos podem danificar a qualidade desse utensílio. Por isso, taca-lhe água, detergente e esponja na faca!

Cuidado na hora de guardar a faca

Não é papo furado, não, leitor! Guardar a faca na gaveta junto com tantos outros talheres e/ou utensílios pode fazer com que a faca perca seu corte. Por isso, evite o atrito entre a faca e os demais talheres e guarde-a em locais específicos — e bem seguros, longe das crianças!

Alimentos cortados sobre um tábua de madeira

Alimentos sendo cortados sobre uma tábua de madeira

Recomendadas
Pela Web