Lavar louça de forma mais fácil: 6 dicas que fazem a diferença

Lavar louça: veja como tornar essa tarefa mais simples com essas 6 dicas infalíveis!

Não tem escapatória, leitor: esteja você fazendo uma receita super-rápida e prática, ou um mega prato elaborado, o fim de tudo vai ser sempre… a pia com monte de louças pra lavar! Mas tudo bem, isso não é o fim do mundo: existem algumas dicas que podem facilitar sua vida na hora de botar a mão na água. Por isso, pra poupar seu tempo e a bagunça na pia, o TudoGostoso reuniu 6 dicas para lavar louça de forma mais fácil. Venha conferir!

Confira 6 dicas para lavar louça de forma mais fácil

Confira 6 dicas para lavar louça de forma mais fácil

6 dicas para lavar louça de forma mais fácil

Retire os excessos

Ninguém merece aquele restinho de comida que ficou no prato todo molhado com a água da pia, né? Esses restinhos podem ser traiçoeiros e acabar entupindo sua pia. Por isso, procure sempre retirar o excesso de alimento das louças, descartando tudo no lixo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Passe um papel-toalha

Mais uma vez o papel-toalha provando o quanto é útil na cozinha! Depois de retirar as comidas que restaram na louça, passe um papel-toalha para retirar de vez qualquer excesso de comida que estiver ali — e inclusive a retirar o excesso de gordura. Você vai ver como isso irá facilitar na hora de lavar.

Deixe de molho

Essa dica é bem útil! Se você fez uma lasanha em uma travessa, uma carne de panela, um prato de macarrão com molho, bateu uma vitamina no liquidificador ou até bebeu vinho em uma taça, lembre-se de colocar um pouco de água no recipiente. Isso vai impedir que os resíduos sequem e que fique mais difícil retirá-los da louça durante a lavagem. Por isso, coloque água pra já ir amaciando tudo — mas é deixar de molho só por alguns minutinhos, hein?

Pia com louça suja

Pia com várias louças sujas

Água quente que ajuda

No caso de panelas e travessas muito sujas, colocar um pouco de água quente e algumas gotinhas de detergente podem ajudar na hora da limpeza — e até mesmo a deixar a louça menos engordurada. É só deixar as louças de molho por um tempinho que as sujeiras irão desgrudar com mais facilidade. Fácil, né?

Separe em grupos

Melhor não misturar louças engorduradas com outras menos sujas, né? Por isso, divida sua louça em duas partes: as engorduras e as não engorduradas. Também já separe a louça em grupos: copos de um lado, talheres de outro, pratos ali, panelas lá, travessas acolá.

Comece pela ordem da sujeira

Quando for lavar, com as louças já separadas, comece pela ordem da menos suja para a mais suja. Isso vai evitar que você acabe passando gordura de uma louça engordurada para uma louça menos suja. Por isso, que tal começar pelos copos, depois talheres, pratos, recipientes, e por último de tudo, panelas e travessas?

Viu como é simples? É fácil botar ordem na pia sem o sofrimento de louça suja por todo lado! Só não se esqueça de poupar água, ok? Enquanto ensaboa as louças, deixe a torneira desligada.

Homem ensaboando uma tigela de vidro

Homem ensaboando um recipiente de vidro

Recomendadas
Pela Web