Gersal: o que é, os benefícios para a saúde e como fazê-lo

Já conhece o gersal? Essa misturinha tem diversos benefícios para a saúde e um modo de preparo superfácil. Descubra mais sobre esse tempero aqui!

Gersal: ele tem esse nome por causa da sua combinação de gergelim e sal marinho. Essa misturinha é ideal para quem procura uma alimentação mais saudável e novas formas de temperar os pratos. Descubra mais sobre o gersal aqui no TudoGostoso, seus benefícios para a saúde e veja como é fácil prepará-lo em casa!

Gersal: gergelim com sal marinho

Gersal: gergelim com sal marinho

Benefícios do gersal

Também conhecido como sal de sésamo, o gersal une os benefícios do sal marinho com todos os nutrientes do gergelim. O sal marinho, apesar do nome, não é necessariamente extraído do mar, sendo muitas vezes coletado em salinas que contêm água marinha. Assim como a flor de sal, o sal marinho não passa por processos de refinaria e o iodo não é adicionado a ele. Dessa forma, ele mantém os nutrientes. Seco ao sol, a sua coloração é menos esbranquiçada que a do sal refinado e a textura é mais grossa e úmida. Além disso, por causa de seu processo de coleta sem aditivos, seu nível de sódio é mais baixo que o sal refinado de cozinha. O gersal pode ser preparado com gergelim preto ou branco. Ele pode ser incluído nas saladas, arroz, sopas, feijão e outros alimentos do dia a dia.

Gergelim para preparo de gersal

Gergelim para preparo de gersal

Gergelim: ótimo para a saúde

O gergelim é uma semente usada na gastronomia mundial há mais de cinco mil anos. Muito utilizado na cultura oriental, essa sementinha está cada dia mais presente na vida das pessoas. Seu alto teor de fibras o faz um aliado ideal para quem tem problemas intestinais, como a prisão de ventre. Apesar de seu tamanho pequeno, a quantidade de nutrientes presentes nessas sementinhas são muitas! Rico em proteínas, o seu consumo ajuda a reduzir os índices de colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, além de ajudar no metabolismo do fígado e na síntese muscular. Grande fonte de cálcio, o seu consumo também é uma boa alternativa para quem é intolerante à lactose e quer fortalecer a saúde dos ossos. Agora, confira como fazer gersal em casa!

Gersal: gergelim com sal marinho

Gersal: gergelim com sal marinho

Receita de gersal

Ingredientes

6 colheres (sopa) de gergelim (100g)

1 colher (chá) de sal marinho (5g)

Modo de preparo

Coloque o gergelim em uma panela e leve ao fogo baixo.

Acrescente o sal e misture.

Deixe o gergelim torrar no fogo por aproximadamente 5 minutos.

Retire-o da panela e triture-os com o auxílio de um liquidificador, triturador ou mixer.

Aproveite!

Recomendadas
Pela Web