Folha de acetato: descubra como utilizá-la nos bolos

Confira como a folha de acetato pode ser uma aliada no preparo de bolos perfeitos!

Boleiros e boleiras de plantão já devem ter contado bastante com a folha de acetato para deixar as decorações de bolo impecáveis! E se você é marinheiro de primeira viagem, a gente explica do que se trata: ela é uma folha transparente rígida. Sua função nos bolos, basicamente, é ajudar a estruturar as camadas de massa e recheio de um bolo alto, impedindo que vazem para os lados e produzindo um acabamento perfeito. Se você quer saber mais como utilizar a folha de acetato nos bolos, o TudoGostoso te mostra:

Naked cake feito com folha de acetato

Naked cake feito com folha de acetato

Como utilizar a folha de acetato nos bolos

É bem simples! Basta você fazer a massa do bolo normalmente — que tal um bolo pão-de-ló, por exemplo?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Após o bolo já estar pronto e frio, corte-o ao meio.

Agora, basta pegar uma metade de bolo e passar a folha de acetato em volta dela até que as duas pontas da folha se unam. Aí é só cortar a folha com uma tesoura e juntar as duas pontas com uma fita adesiva. Você vai perceber que a folha vai ficar como uma espécie de “muro” em volta do bolo.

Aí é simples: basta ir adicionar o recheio e, em seguida, encaixar a outra metade do bolo e assim sucessivamente.

Ah, e não se preocupe: colocar as outras camadas da massa do bolo é fácil! Afinal, a folha vai estar do tamanho do bolo, não sendo difícil encaixar a massa ali.

Agora é só finalizar a última camada com a cobertura de sua preferência e levar o bolo, ainda com a folha, à geladeira. O ideal é deixar de um dia para o outro, ok?

Bolo com folha de acetato

Bolo feito com o auxílio de folha de acetato

Bolos feitos com folha de acetato

Prontinho! Após esse tempo na geladeira, você pode retirar a folha de acetato e decorar o bolo como quiser — colocar frutas por cima e açúcar de confeiteiro, por exemplo. Por ser um grande aliado na hora de estruturar bolos altos, a folha de acetato é ótima na hora de fazer o famoso naked cake!

Você também pode optar por retirar a folha e passar cobertura por todos os lados do bolo. Fica a seu critério, e o TudoGostoso já te ensinou 10 coberturas para bolo para você ousar na sua receita. Ou seja: opção é que não falta!

Mas se você quiser manter a folha de acetato, não tem problema! A dica é passar uma fita em torno da folha para “esconder” a parte que você uniu as pontas da folha. E claro: na hora de comer, não esqueça de retirar antes a folha de acetato, hein! Ela não é comestível.

Viu como é fácil deixar seus bolos maravilhosos?

Onde encontro a folha de acetato?

Elas podem ser encontradas em lojas de confeitaria ou em lojas virtuais.

Naked cake com frutas

Naked cake decorado com frutas

Recomendadas
Pela Web