3 facas básicas para a cozinha: para que servem e como conservá-las

Será que você tem as 3 facas básicas para a cozinha? Confira!

Quem cozinha sabe que as facas são utensílios essenciais. Elas precisam estar afiadas para cortar e descascar os alimentos com facilidade e precisão. Veja quais são as 3 facas básicas para ter em casa!

Faca do chefe

Faca do chefe

Faca do chef ou faca de cozinha

Ela tem cerca de 15 a 30 cm de comprimento e ponta um pouco curvada, o que permite que a faca deslize enquanto corta os alimentos. Ela serve para cortar legumes, frutas e carnes. Uma faca essencial para qualquer cozinheiro!

Faca de legumes

Faca de legumes

Faca de legumes

Assim como a faca do chef, a faca de legumes é extremamente útil. Ela é bem menor do que a faca do chef e serve não só para vegetais: vai ser útil para limpar camarão, descascar frutas e para qualquer outro trabalho na cozinha que exija firmeza e precisão.

Faca serrilhada

Faca serrilhada

Faca para pão (serrilhada)

Essa faca consegue cortar sem amassar o pão. Também é boa para fatiar pêssegos e tomates e outros alimentos mais frágeis ou crocantes por fora e macios por dentro.

Como fazer as facas durarem mais

1) Sempre lave e seque suas facas após utilizá-las.

2) Um truque é passar um pouco de óleo de cozinha nas lâminas depois de lavar e secas as facas. Isso serve para evitar a oxidação. Tire o óleo quando for usar a faca de novo.

3) Para tirar resíduos dos alimentos, deixe a faca de molho em detergente. Depois, lave e seque.

4) Guarde as facas em lugares reservados para elas, sem estar em contato com outros objetos, para que elas não percam o corte.

Veja também:

Como tirar cheiro de ovo dos utensílios de cozinha

10 erros comuns na cozinha: saiba quais são

10 dicas para organizar a cozinha

Como tiras as manchas da panela de inox: 2 truques simples

Recomendadas
Pela Web