7 principais erros que cometemos ao fazer bolo: confira

Veja 7 erros comuns que as pessoas cometem ao fazer bolo e dicas para acertar!

Que atire a primeira pedra quem nunca fez um bolo que, depois de ser retirado do forno, ficou murcho e triste. É de partir o coração, né? Casos como esse são bem comuns na hora de fazer o clássico bolinho. Se você não quer mais passar por isso e por outras situações chatas na hora de fazer seus bolos, confira os principais erros que cometemos ao fazer bolo! Vem com a gente e confira como fazer um bolo certeiro:

Massa de bolo sendo misturada

Massa de bolo crua sendo mistura

7 principais erros que cometemos ao fazer bolo

Não exagere nos ingredientes

Exageros não combinam com bolos. Isso porque uma quantidade a mais de algum ingrediente pode interferir em toda a estrutura! No caso de ingredientes gordurosos como a margarina, ela pode deixar a massa pesada e quebradiça. Já no caso do fermento, exagerar na sua quantidade não vai fazer com que o bolo cresça mais: vai fazer com a massa cresça mas fique sem firmeza, não mantendo sua estrutura. Quanto aos líquidos, o excesso pode deixar a massa mole. Melhor respeitar as medidas, né?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Forno preaquecido

Você já deve ter visto a frase “leve o bolo para assar em forno preaquecido” em muitas receitas de bolo no TudoGostoso. Preaquecer o forno é essencial e isso faz toda a diferença para que os bolos cresçam de forma uniforme.

Respeite o tempo e a temperatura

Aumentar a temperatura não vai fazer com que o bolo asse mais rápido. Temperaturas mais altas do que o recomendado podem fazer que seu bolo queime por fora e fique cru por dentro. Por isso, não precisa ter pressa: basta ficar de olho no bolo e fazer o teste do palito antes de retirá-lo do forno.

Bolo no forno

Bolo assando no forno

Portas fechadas

Tudo bem, vai: quem nunca ficou ansioso pra ver se o bolo estava pronto e abriu a porta do forno para verificar? Mas saiba que isso pode prejudicar todo o processo do bolo. Quando a porta é aberta, a temperatura do forno pode acabar sofrendo variação, interferindo no crescimento do bolo e podendo até murchá-lo. Por isso, resista à tentação de abrir a porta, ok?

Um bolo da pesada

A massa ficou muito pesada? Isso pode acontecer se você bateu demais a massa após adicionar a farinha. Para evitar que isso aconteça, procure misturar a farinha até obter uma massa lisa e homogênea, sem resquícios dela, e depois pare de misturar — será o suficiente. O que pode te ajudar bastante é peneirar a farinha antes de adicioná-la.

Rachaduras em um bolo

Bolo com rachaduras

A massa rachou

O segredo para a massa não rachar é deixar o forno em temperatura média. O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras. Formas pequenas para uma grande quantidade de massa também podem provocar isso.

Manchas no bolo?

Não se preocupe, leitor: se o bolo e/ou os ingredientes utilizados na massa estão na validade, as manchinhas podem ser sinal de… farinha! Se ela não for misturada corretamente, podem surgir alguns pontos de concentração desse ingrediente. Por isso, procure sempre peneirar não só a farinha, mas também o fermento, o cacau em pó e outros ingredientes secos que for utilizar. E como já dito, misture bem até formar uma massa homogênea.

Farinha de trigo sendo peneirada com uma peneira

Farinha de trigo sendo peneirada

Veja também:

7 dicas para o bolo não murchar

Como desenformar bolo: 4 dicas

Dicas para o bolo perfeito e como saber se ele está pronto

Recomendadas
Pela Web