Arear e limpar panela: confira as diferenças

Arear e limpar panela parecem técnicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na qualidade da sua panela. Confira!

Pois é, caro leitor: se você achava que arear panela era sinônimo de limpá-la, viemos te contar que a história não é bem assim! Arear e limpar têm finalidades diferentes e que interferem diretamente na conservação da sua panela — principalmente se for a de metal — e até mesmo na sua saúde. Por isso, o TudoGostoso te explicar qual a diferença entre arear e limpar panela para você não ter mais dúvidas e saber, de cara, qual dos dois processos é o melhor pra deixar sua panela tinindo! Confira!

Panela sendo ensaboada com uma esponja

Panela sendo ensaboada com uma esponja

Diferença entre arear e limpar panela

Arear

Arear significa dar brilho, polir, esfregar com areia. “Oi? Areia!?” Isso mesmo! Essa técnica é das antigas, viu? No passado, as panelas eram polidas com água e areia para retomarem seu brilho. Mas não se preocupe, leitor: hoje em dia a areia foi substituída pela palha de aço, nosso famoso utensílio mil e uma utilidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, a técnica de arear deve ser feita somente do lado externo da panela. Isso porque o contato da palha de aço com a superfície de metal da panela pode fazer com que se soltem algumas substâncias que podem contaminar sua comida. Por isso, melhor evitar, né?

Além disso, esfregar a palha de aço no interior da panela pode dificultar na hora da limpeza. Isso porque acabam se formando pequenos buraquinhos na superfície que permitem que a comida fique impregnada ali, tornando ainda mais difícil remover toda a sujeira da parte de dentro da panela.

Palhas de aço

Palhas de aço

Limpar

Mas quando o assunto é limpar panela, a técnica consiste no velho hábito que já conhecemos: descartar toda a sujeira. E não é necessário palha de aço pra remover sujeira de forma eficaz, não! O lado macio da esponja dá conta do recado!

E se a questão for o interior da panela que está queimado ou sujo demais, existem modos fáceis de fazer a limpeza! Assim como você viu aqui no TudoGostoso, existem formas eficazes e menos agressivas de limpar panelas queimadas contando com ingredientes como água e bicarbonato de sódio, água e sal e até vinagre.

A mistura, ao ser deixada quente e de molho na panela, faz com que a sujeira se solte facilmente. Depois é só descartar o líquido da panela e lavá-la normalmente — com o lado macio da esponja, claro. Aí fica fácil deixar sua panela limpinha e prontinha pra próxima comida, né?

Bicarbonato de sódio sendo adicionado à uma panela com fundo queimado

Bicarbonato de sódio sendo adicionado à uma panela com fundo queimado

Recomendadas
Pela Web