Dicas para remover manchas de comida: 5 truques caseiros e infalíveis

Confira truques simples e caseiros para remover manchas de comida dos tecidos!

Vinho na toalha de mesa. Café no tapete. Gordura na roupa. Mancha de comida é um negócio chato de sair, né? Mas não se desespere, leitor! No blog do TudoGostoso, nós já te mostramos como é possível tirar mancha do sofá e até das roupas das crianças. Hoje reunimos 5 dicas para remover manchas de comida que são bem comuns no dia dia. Confira!

Mancha de molho de tomate

Mancha de molho de tomate

Dicas para remover manchas de comida

Mancha de molho de tomate

Seja aquele macarrão caprichado no molho bolonhesa, aquele cachorro quente ostentando molho ou aquela pizza super-recheada: as chances de o molho de tomate acabar em algum tecido são bem grandes! Mas se isso ocorrer, basta colocar amido de milho (a famosa maisena) sobre o local da mancha, deixar secar e, em seguida, retirar o amido com uma escova. Depois é só lavar normalmente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mancha de café

O clássico cafezinho, tão presente no nosso dia a dia, também pode nos surpreender com uma mancha nos tecidos. Mas resolver isso é tão fácil quanto passar o café: basta adicionar um pouco de água morna sobre a região manchada e, em seguida, adicionar 1 colher (café) de bicarbonato de sódio sobre a mancha. Aí é só deixar o bicarbonato agir até a mancha sumir! Fácil, né? Depois é só lavar como de costume.

Mancha de café

Mancha de café

Mancha de frutas

Quem nunca manchou a roupa com o morango? Mas assim como no caso de outras frutas, principalmente as vermelhas, tem como remover a mancha de uma forma pra lá de simples.

Primeiro, você pode jogar água quente sobre a mancha, mantendo um fluxo contínuo de forma que a água caia com pressão e leve junto os pigmentos da mancha. Mas se isso não for suficiente, basta misturar água quente com 1 colher (sopa) de detergente neutro, aplicar sobre a mancha, dar uma leve esfregadinha e deixar agir por um tempo. Depois é só lavar normalmente!

Mancha de vinho

Esse truque é mais simples do que você imagina! Caiu um pouco de vinho na toalha da mesa ou na sua roupa? Basta agir imediatamente: coloque um papel-toalha para absorver o excesso do líquido e, em seguida, espalhe sal por toda a mancha, deixando agir por alguns minutos. O sal irá absorver o vinho, e se for necessário, repita o processo retirando o sal utilizado e colocando um novo. Depois é só lavar normalmente e seu tecido está novinho em folha!

Mancha de gordura

Quem nunca foi sedento morder um pastel que acabou de ser frito e foi “presenteado” com um pingo de óleo na roupa? Mas também tem solução: basta colocar detergente neutro sobre a área da mancha, esfregar com cuidado para não espalhar a mancha pelos lados e deixar agir por cerca de 30 minutos.

Após esse tempo, basta jogar água quente sobre a mancha, de forma com que a água caia com pressão, e em seguida absorver a gordura com papel-toalha. Se elas não saírem de primeira, basta repetir o processo. E, para finalizar, basta lavar normalmente na máquina de lavar.

Mancha de vinho

Mancha de vinho

Recomendadas
Pela Web