Dicas para melhorar as habilidades na cozinha

Para economizar no delivery de todos os dias, para receber amigos e familiares em casa ou para não acabar morrendo de fome, uma hora ou outra você vai ter que começar a cozinhar! Nós do TudoGostoso separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a dar início à sua vida na cozinha e te mostrar que dar o seu toque especial à sua comida pode ser muito fácil e saboroso!

Cozinhar requer muito mais que conhecimento, requer prática! Então, mão na massa! É hora de colocar nossas dicas em prática e…

 Cozinhar requer muito mais que conhecimento, requer prática! Então, mão na massa! É hora de colocar nossas dicas em prática e se arriscar mais na cozinha! Confira abaixo quais são e veja que cozinhar da sua maneira pode ser mais gostoso do que imagina!

Providencie os intens necessários
Antes de começar a cozinhar, é necessário separar tudo que vai utilizar para preparar aquela receita. Isso inclui desde utensílios como facas, vasilhas, liquidificador e espátulas até todos os ingredientes que serão utilizados. Imagina começar a fazer um bolo e perceber que não tem fermento? Ou que sua farinha de trigo passou da validade? Deixe tudo separadinho em cima de uma mesa ou bancada e pronto! Pode acreditar que essa pequena atitude vai te poupar de uma baita dor de cabeça.

Se arrisque nas receitas!
Quando fazemos uma receita pela primeira vez, sentimos aquela pressão de seguir à risca todos os ingrediente, passo a passo e tempo de preparo bem direitinho. Depois de prepapar a mesma receita algumas vezes (quantas forem necessárias, tá?) e começar a se sentir confortável com ela, que tal dar o seu toque? Acrescente seus temperos preferidos, retire algum ingrediente que você achar que não combina tanto, aumente ou diminua o tempo de preparo para cozinhar mais ou menos… Siga seus instinstos culinários!

Evite temperos industrializados!
Pera lá! Você é quase um cozinheiro profissional e ainda está utilizando temperos industrializados? Além de fazerem mal à saúde, os temperos prontos não têm o mesmo gostinho do tempero natural. Você pode conseguir um sabor muito mais gostoso com ingredientes simples e naturais como pimenta, alho, ervas, limão… São inúmeras opções de temperos 100% livres de sódio que são super acessíveis! Sua saúde agradece, viu?

Pesquisar é importante
Se você está procurado uma receita e se depara com inúmeras variações dela, pode ser difícil escolher uma só. Seja porque nem todos os ingredientes de uma te agradou ou porque a outra tem um modo de preparo um pouco complicado… É, cozinhar tem seus mistérios! Que tal se arriscar e misturar algumas receitas diferentes até criar uma que te agrade totalmente? Vá experimentando, criando e se divertindo com os sabores!

Tenha sempre receitas na manga!
Existem momentos em que se arriscar demais pode ser muito gostoso e libertador! Mas cabe a você determinar seus limites. Se vai receber um grupo de amigos ou familiares e se sente um pouco pressionado a causar uma boa impressão, que tal montar um arsenal com as suas melhores receitas? Aquelas que você já está careca de fazer e sabe que vai ficar uma delícia! Deixe para se aventurar com as panela quando se sentir confiante para isso, tá? Sem pressão!

“Al dente”
Preparar um macarrão perfeito é tarefa complicada até mesmo para os mais experientes chefs de cozinha. Por isso, quando for preparar uma massa, não deixe de ler direitinho as instruções da embalagem. Cada tipo de massa precisa de um tempo bem específico de preparo, e com isso não dá pra arriscar muito. Você pode correr o risco do resultado ser uma massa muito dura ou muito grudenta. Por isso, tenha atenção.

Água com sabor!
Precisou cozinhar legumes para algum prato específico? Depois de ferventar os legumes, que tal guardar essa água e aproveitá-la em outra receita? Você pode armazená-la em potes de vidro com tampas bem firmes e colocar no congelador. Esse caldinho saboroso é perfeito para sopas, risotos, caldos e substitui perfeitamente aqueles temperos industrializados que só fazem mal à saúde.

Recomendadas
Pela Web