Como armazenar os queijos corretamente: veja as dicas

Na geladeira ou fora dela? Descubra como armazenar os queijos corretamente!

Existem muitos tipos de queijo e todos são deliciosos, né? Para que eles mantenham a qualidade e o sabor, são necessários alguns cuidados para armazená-los. Quais queijos podem ficar na geladeira? Quais podem ser congelados? Descubra no TudoGostoso dicas de como armazenar os queijos corretamente!

como armazenar queijos corretamente

Diferentes tipos de queijo

Como armazenar os queijos corretamente

Muita gente tem o costume de guardar os queijos na geladeira. Para os tipos mais comuns, como queijo minas, ricota, prato e mussarela essa realmente é a melhor forma de guardá-los. Porém cada um deve ser guardado de uma forma diferente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O queijo minas deve ser guardado sem o soro e nunca na parte mais fria da geladeira. Isso porque ele pode congelar levemente. Diferente de outros queijos, o queijo minas não deve ser congelado. Ele contém muita água e, ao ser descongelado, sua textura muda completamente, ficando arenosa. Por isso, o queijo minas deve ser mantido fora do congelador. Já a ricota pode ser congelada tranquilamente!

Além disso, é importante ficar atento aos sinais: o queijo minas forma uma casca amarelada ao redor, e isso é normal, não quer dizer que está estragado. Na hora de consumir, corte essa parte fora. Mas fique de olho! Essa casca quer dizer que o queijo já não está mais tão fresco e deve ser consumido logo. Vale destacar que essa casca se forma muito mais facilmente quando o queijo não é guardado dentro de um recipiente vedado.

confira como armazenar queijos corretamente

Queijo prato ralado

Já o queijo prato e mussarela podem soltar um líquido dentro do recipiente que estão armazenados: isso significa que a temperatura da sua geladeira está muito alta, mas ele pode ser consumido normalmente. Se apresentar alguma marca de mofo, jogue todo o conteúdo do recipiente fora e higienize-o em água fervente. Além de potes fechados, eles também podem ser embalados em papel-filme.

Muita gente guarda queijos mais duros, como o parmesão, fora da geladeira. Realmente não tem problema e não atrapalha no sabor do produto, mas se você vive em um lugar muito quente, é preferível deixá-lo na geladeira. Vale a pena ficar atento às informações das embalagens!

Outro detalhe muito importante é não guardar queijos diferentes juntos, pois isso mistura os sabores e atrapalha a conservação.

como armazenar os queijos corretamente

Mesa com grande variedade de queijos

Recomendadas
Pela Web