Decoração com materiais reciclados: confira as dicas

Confira dicas de decoração com materiais reciclados: sua cozinha vai ficar de cara nova!

Decorar a nossa casa e deixá-la do nosso jeitinho é muito bom, né? Mas, em tempos de crise, é necessário usar a criatividade para decorar e gastar pouco. Uma alternativa é utilizar materiais reciclados, como potes, garrafas plásticas e outros para deixar a sua casa bem bonita. Se a sua cozinha está precisando de uma nova cara e você não quer gastar muito, confira as nossas dicas de decoração com materiais reciclados!

Decoração com materiais reciclados

Decoração com materiais reciclados: garrafas como vasos de plantas

Decoração com materiais reciclados: garrafas de plástico como vasos de plantas

Garrafas de plástico

Sabe as garrafas de refrigerante que ficam acumulando no canto da cozinha? Elas são um grande tesouro para decoração! É possível improvisar diversos objetos que deixam o espaço divertido e com uma cara nova. As garrafas de plástico demoram em média 100 anos para se decomporem na natureza. Em vez de descartar as da sua casa, aproveite para inovar colocando-as nas mais diferentes funções! Confira uma lista com sugestões de como reaproveitar as garrafas de plástico na sua casa:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vaso de plantas: por serem fáceis de manusear e adaptar, as garrafas de plástico são ótimos vasos para plantas. Fáceis de cortar, é possível utilizar só a base das garrafas, como elas inteiras com buraco no meio.

Dispensário de alimentos: utilizando a base de duas garrafas de plástico, uma fechando a outra, é possível criar dispensários para comidas. Arroz, cereais e outros grãos são facilmente armazenados dessa forma. Por ser transparente é possível ter um controle claro da disponibilidade de cada ingrediente na sua casa.

Puxa saco: não aguenta mais aqueles os sacos plásticos amontoados? Com apenas um buraco perto da base da garrafa pet, você tem um espaço no qual depositar todas as sacolas de supermercado.

Potes e latas

Comprou alimentos que vieram em potes de vidro ou latas? É superfácil reaproveitá-los na decoração da sua cozinha! As latas de alumínio levam mais de 100 anos para serem decompostas na natureza, já os vidros são aproximadamente 4000 anos! Esses materiais podem ser reaproveitados em outras funções. Veja algumas sugestões a seguir.

Vasos de plantas: assim como com as garrafas de plástico, as suas plantinhas vão ficar superbem acomodadas em latas de alumínio. Nesse caso, nem há trabalho em alterar a estrutura: basta decorar o entorno com a sua preferência. Você pode pintar as latas, forrá-la com retalhos ou usar fitas para deixá-las mais bonitas.

Porta-velas: sobrou pote de geleia vazio em casa? Aproveite para colocar uma vela dentro para dar uma luz diferente ao ambiente. O vidro é mais resistente às mudanças de temperatura que o metal. Portanto, ao acender a chama, o recipiente não irá superaquecer.

Porta-talher: outra utilidade para os potes, tanto de vidro quanto de alumínio, é armazenar os talheres de uso diário neles. As colheres de pau, indispensáveis para cozinhar, ficam perfeitas em um pote de palmito vazio, ao lado do fogão.

Decoração com materiais reciclados: paletes de madeira como móveis

Decoração com materiais reciclados: paletes de madeira como móveis

Paletes

As decorações que reaproveitam os paletes estão cada vez mais populares. Muitos presentes em feiras e mercados, os paletes são caixas de madeira fáceis de serem adaptadas para diferentes situações. A descomposição desse material demora menos que a dos outros, mas ainda assim são necessários de 13 a 14 anos para ele ser reabsorvido pela natureza.

Com os paletes, você pode construir móveis para a sua cozinha: as mais diferentes estruturas podem ser feitas com esse material, como, por exemplo, grandes bancadas de cozinha. Se você tiver disponível um palete de tamanho menor, aproveite para montar uma estante ou prateleiras para colocar os temperos.

Veja também:

O que é compostagem e como fazer em casa

Como descartar o óleo de cozinha corretamente

Cataki: conheça o aplicativo brasileiro que facilita a reciclagem

Talheres comestíveis: uma alternativa para diminuir a poluição

 

Recomendadas
Pela Web