Corante alimentício natural: como fazer em casa

Mais fácil do que você pensa: veja como fazer corante alimentício natural em casa!

O corante alimentício é um produto que tem como função dar cor a receitas como bolos e doces. No TudoGostoso, você encontra vários exemplos de receitas que usam corante, como bolo arco-íris, bolo veludo vermelhopipoca colorida. Hoje vamos ensinar como fazer corante alimentício natural em casa e você não vai acreditar como é fácil. Confira abaixo!

corante alimentício natural

Corantes alimentícios naturais

Como fazer corante alimentício natural

Corante vermelho

O corante vermelho é um dos mais fáceis de fazer, pois existem alguns alimentos com uma cor vermelha bem intensa. Os dois mais comuns são a beterraba e a framboesa. A diferença está na tonalidade: o corante feito com beterraba possui um tom de vermelho mais rosado e mais fechado, já a framboesa permite uma cor mais viva e intensa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para usar a beterraba, comece preparando um suco. Em seguida, leve ao fogo baixo e espere o suco reduzir pela metade, para ficar bastante concentrado. Esse corante é perfeito para preparar o bolo red velvet.

Para usar a framboesa, bata-a com um mixer ou no liquidificador. Na sequência, use uma peneira bem fina para remover quaisquer sementes. Depois é só usar nas suas receitas!

Corante roxo

Assim como o corante vermelho, o roxo também é muito fácil de fazer e pode ser feito com amoras. Para prepará-lo é muito simples! Basta seguir os mesmos passos do corante de framboesa: bater com um mixer ou liquidificador e depois coar.

Você também pode preparar o corante roxo usando repolho roxo. Comece cortando-o em fatias pequenas. Em seguida, coloque em uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até levantar fervura e a água ficar bem roxinha. Depois é só coar também.

amoras

Amoras usadas para fazer corante roxo

Corante azul

Muita gente se pergunta como é possível adquirir corante alimentício natural azul, já que essa é uma cor praticamente impossível de encontrar na natureza. Mas é bem fácil de fazer! Tudo que você vai precisar é do corante roxo feito a partir do repolho e 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio. Misture os dois e você consegue o corante azul!

Corante verde

O corante verde é feito com espinafre. No liquidificador, coloque o espinafre e cubra com 1/2 xícara (chá) de água. Processe bem e depois coe. Apesar de ele ser muito usado para deixar o arroz de brócolis verdinho e para dar cor à massa de panqueca de espinafre, ele também pode ser usado em receitas doces e, não se preocupe, não vai deixar gosto (a não ser que você use muito!).

corante alimentício natural

Corante verde feito com espinafre

Recomendadas
Pela Web