Como saber se o prato está no ponto

Confira algumas dicas simples e básicas que vão indicar se seus alimentos estão no ponto ideal para serem retirados do forno!

Uma das maiores frustrações da cozinha é quando a sua comida queima ou acaba ficando crua! Afinal, como ficar de boas com aquele bolo que acabou queimando? Ou aquela carne que acabou ficando crua por dentro? Dá vontade de sentar e chorar! Por mais que as receitas indiquem o tempo adequado para cada prato, a potência varia de forno para forno, ficando difícil saber se o prato está no ponto — e nessas horas, 1 minuto a mais ou a menos faz toda a diferença.

Mas trabalhamos com soluções e viemos trazer algumas dicas para saber como descobrir o ponto e evitar desperdiçar uma fornada inteira — xô, desperdício de alimentos! Vamos lá?

Batatas

Vai fazer uma batata assada? É fácil, fácil saber se está no ponto: basta espetar um garfo até o centro da batata. Se você conseguir fazer isso com facilidade, beleza, sua batata está no ponto! Do contrário, vá acompanhando de um em um minuto até ela ficar cozida e macia.

Batatas assando no forno

Batatas assando no forno

Biscoitos

Os biscoitos estão no ponto quando suas bordas estiverem douradas e, o centro, um pouco menos corado. Vale para receitas de cookies, biscoitos de gengibre e outros biscoitinhos em geral.

Biscoitos de gengibre no forno

Biscoitos de gengibre assando no forno

Bolos

Essa dica é pra você levar para a vida e serve para bolos em geral (muffins, cupcakes, brownies): para ter certeza de que seu bolo assou, espete um palito no centro do alimento. Se ele sair limpo, seu bolo está pronto; caso contrário, deixe mais 1 ou 2 minutos — ficando sempre de olho, claro.

Bolo no forno

Bolo assando no forno

Peixes

Quem resiste a uma receita de filé de peixe assado? Para ver se o peixe está cozido, basta espetar o garfo delicadamente nele; se a carne se soltar com facilidade da espinha, pode retirá-lo do forno.

Peixe assado saindo do forno

Peixes assando no forno

Carnes

Você pode conferir se a carne está assada de 2 formas: a primeira é ficando de olho na água. Ou seja, se toda a água evaporar, acrescente mais líquido, pois do contrário, sua carne vai ficar ressecada. A segunda é fazer um teste espetando um garfo longo para saber se a carne está macia do jeito que você gosta!

Assadeira com carne e batatas assadas

Carne e batatas assadas servidas em uma assadeira

Recomendadas
Pela Web