Para evitar os gases: confira como preparar repolho

Chega de preocupação na hora de comer repolho: o TudoGostoso vai te contar algumas dicas para você preparar um saboroso repolho sem sofrer com gases!

Repolho é uma maravilha de hortaliça! Seja verde ou roxo, ele fica delicioso em saladas e também em pratos saborosos como repolho refogadocharuto de repolho e até lasanha de repolho ao molho de queijo e brócolis. Porém, não importa o jeito que você escolha pra consumir o repolho: apesar de ser saboroso e repleto de benefícios, ele possui uma má fama devido aos gases provocados após seu consumo. Mas calma que você não precisa excluir a hortaliça do cardápio! O TudoGostoso vai te mostrar por que isso acontece e também como preparar repolho. Confira os truques a seguir!

Repolho verde

Repolho verde

Por que o repolho provoca gases?

Toda essa situação inconveniente ocorre porque o repolho contém enxofre. Durante a digestão no intestino, algumas bactérias intestinais realizam um processo de fermentação no repolho, e é justamente esse processo que libera o sulfeto de hidrogênio, que provoca os gases. Mas o odor também pode ser encarado só como um dos problemas: os gases também podem causar desconforto e, inclusive, atrapalhar na digestão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como preparar repolho para evitar os gases

Limão

O limão é especialista em limpeza e em tirar cheiro ruim de peixe da cozinha, das mãos e da couve-flor ao ser cozida. No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.

Gengibre

Além do limão, você também pode combinar o repolho com um outro tipo de tempero: o gengibre! Quando adicionado ao prato ralado e ainda fresco, esse ingrediente tem o poder de amenizar a formação de gases durante a digestão — e claro, ainda dá um sabor picante irresistível à receita. Vai uma salada de repolho com gengibre aí?

Gengibre ralado

Gengibre ralado

Hortelã

Quer um prato colorido, refrescante e pra comer sem se preocupar com o efeito que ele poderá causar depois? Então, aposte na hortelã! A erva, assim como o limão e o gengibre, também contribui para impedir a formação de gases.

Pré-cozimento

Parece algo simples, mas é essencial para quem quer comer um repolho sem sofrer com suas consequências desagradáveis! O pré-cozimento ajuda a reduzir seu processo de fermentação ao chegar no intestino e, portanto, diminuindo a formação de gases.

Tomate

Que tal adicionar um tomate ao prato com repolho? Além de gostoso, o tomate ajudará no processo digestivo, contribuindo para a flora intestinal.

Mamão ou abacaxi

As frutas podem ser consumidas depois que você comer o repolho. Tanto o abacaxi quanto o mamão são ótimas opções de sobremesa após comer o repolho porque contribuem para uma boa digestão.

Agora que você já sabe como consumir o repolho sem preocupação, que tal aproveitar para fazer um charuto de repolho irresistível? O TudoGostoso te ensina o passo a passo no vídeo-receita abaixo:

Recomendadas
Pela Web