Como preparar massa de macarrão caseira

Preparar seu próprio macarrão casa pode garantir um prato mais leve e saudável, já que nos permite escolher cada ingrediente baseados em sua procedência e contribuição positiva ao funcionamento do nosso organismo.

Preparar seu próprio macarrão casa pode garantir um prato mais leve e saudável, já que nos permite escolher cada ingrediente baseados em sua procedência e contribuição positiva ao funcionamento do nosso organismo.

De um tempo para cá, a preocupação com a alimentação tem se tornado prioridade na vida das pessoas. E isso inclui uma série de cuidados preventivos com a saúde, além de despertar maior interesse pela cozinha — já que saber a proveniência dos alimentos e ingredientes pode impactar nossa saúde de forma muito positiva.
Mas essa é apenas uma das vantagens de cozinhar sua própria comida. A possibilidade de escolher cada ingrediente ou de dar seu toque pessoal à sua refeição fará com que você se alimente melhor e com mais prazer.
Por isso, damos aqui uma série de dicas de como preparar seu próprio macarrão — a massa! —, que é um dos pratos mais populares e fáceis de se preparar do mundo!
Para começar, é importante saber que para fazer macarrão, você precisará de pouquíssimos ingredientes, e provavelmente terá todos eles em casa! Farinha de trigo, ovos e água formam a base dessa massa que serve para macarrão, lasanha, capelete e outros pratos, tudo vai depender do tipo de corte que você fizer. Algumas receitas pedem sal ou um fio de azeite, mas como essas adições influenciarão no sabor do seu macarrão, fica a seu critério colocá-los ou não.
A farinha de trigo, caso você queira uma massa mais leve e saudável, pode ser substituída por outro tipo de farinha. Uma bom exemplo é a farinha de trigo integral, que pode ser a solução para quem busca perder peso. Outras, como a farinha de arroz, podem resultar em uma massa ideal para os intolerantes a glúten. Mas fique ligado: ao substituir o trigo, talvez seja necessário adicionar outro ingrediente para que a massa dê liga. No caso da farinha integral, adicione a mesma quantidade de farinha branca; para a farinha de arroz, adicione goma xantana ou outra equivalente.
Também é possível preparar uma deliciosa massa vegana em casa. Caso sua dieta não inclua ovos, você pode substitui-los, adicionando semolina à massa. Neste caso, coloque a mesma quantidade que usou de farinha de trigo.
Mas caso você não tenha restrições quanto aos ovos, uma opção legal é utilizar os de galinha caipira ou orgânicos. Essa medida vai deixar seu prato mais saudável, por não conterem uma série de produtos que estão presentes na alimentação das galinhas em grandes granjas.
Outra boa dica é em relação a como abrir a massa. Caso você não tenha aquela máquina de fazer macarrão em casa nem um rolo de abrir massa, não se preocupe, essa atividade pode ser feita com uma garrafa de vidro, tipo as de cerveja! Afinal, não é por falta de um único utensílio que você vai deixar de preparar essa delícia em casa, né?
Agora, com as dicas que demos nesta matéria, basta escolher uma das opções de receita a seguir e começar a preparar sua massa caseira! Temos esta opção, que não leva água, e esta, com adição de azeite.

Recomendadas
Pela Web