Por que e como peneirar as gemas

Você tem o hábito de peneirar as gemas para utilizá-las em receitas? Veja por que e como fazer isso!

Por que peneiras as gemas das receitas

Veja a maneira corretar de peneirar as gemas.

Ah, o ovo! Que ingrediente versátil! Com ele, é possível preparar deliciosos bolos, como bolo de fubá e bolo de churros, e incríveis receitas salgadas, como você pode conferir em Receitas práticas com ovos, ovos beneditinos, ovos cocotte e ovos deviled. Mas você já comeu um bolo ou mousse que estava com aquele gostinho de ovo desagradável? Muito ruim, né? E de onde vem o cheiro e gosto fortes do ovo? Um dos principais componentes da clara é o enxofre, que tem um aroma, vamos dizer, marcante. Quando o ovo é aquecido, as moléculas dentro dele se agitam e o ferro da gema e o enxofre da clara reagem entre si. O enxofre que está na clara começa a agir e ovo passa a ter um cheiro mais acentuado.

Por que peneirar as gemas

Uma das maneiras de evitar esse cheiro e gosto fortes do ovo é retirando a película que envolve a gema. É por esse motivo que muitas pessoas peneiram as gemas antes de usá-las em receitas, principalmente as de doces. É importante também sempre utilizar ovos frescos: quanto mais velhos eles forem, mais gosto forte terão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como peneirar as gemas

Se você tem o hábito de peneirar as gemas com a ajuda de uma colher, está na hora de parar com isso! O objetivo de peneirar as gemas é manter a película que envolve a gema na peneira. Se você amassa com uma colher, a película também vai passar pela peneira e seu trabalho terá sido em vão. Na hora de peneirar, coloque as gemas na peneira e fique balançando até que as gemas passem naturalmente pela peneira. Se estiver muito difícil, você pode furar as gemas com um palito ou garfo, balançar e esperar que elas passem pela peneira.

Agora que você já sabe como peneirar as gemas de maneira correta, que tal preparar um delicioso pão de ló? Seguindo nossas dicas, ele não vai ficar com cheiro de ovo, viu? Veja os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Pão de ló sem cheiro de ovo: peneire as gemas corretamente.

Ingredientes

3 gemas
3 claras em neve
1 xícara de leite quente
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de fermento em pó químico

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras em neve até ficarem bem consistentes.
Adicione o açúcar e as gemas e bata bem.
Coloque a farinha de trigo e o fermento peneirados e continue batendo.
Aos poucos, acrescente o leite quente até ficar uma massa homogênea.
Leve para assar em forno médio e preaquecido por cerca de 40 minutos.

Recomendadas
Pela Web