Maneiras de untar e enfarinhar formas e tabuleiros

Confira tudo sobre untar formas e garantir que seus bolos e tortas sejam desenformados com sucesso!

untar a forma

Saiba como untar e enfarinha perfeitamente a sua forma

Na hora em que uma receita pede “unte e enfarinhe uma forma” você fica perdido!? Muita gente tem dúvidas se é preciso ou não untar a forma, qual o melhor ingrediente para fazer isso, e até mesmo se há outras maneiras para fazer com que o bolo não grude na forma. Pensando nisso, o TudoGostoso resolveu solucionar o problema e tirar todas as suas dúvidas. Então vem saber tudo sobre esse processo para que seus bolos e tortas não grudem nunca mais no fundo do tabuleiro!

Por que é importante untar uma forma?

Primeiro precisamos saber por que é preciso untar uma forma. Esse procedimento é extremamente importante, pois irá facilitar na hora de desenformar seu bolo, torta ou pão. Untar e enfarinhar evita que a sua massa agarre no fundo e nas laterias, prejudicando todo o trabalho que você teve para preparar a receita. Portanto, já sabe, para ter bolos lindos e perfeitos, unte e enfarinhe a sua forma!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E vale saber: em receitas que pedem massa folhada, massa podre ou massas de pizza, não é preciso untar a forma!

Diversas maneiras de untar e enfarinhar

Para untar a forma você pode utilizar manteiga ou margarina. Depois disso chega a parte de enfarinhar! E não é só a farinha de trigo que você pode utilizar, há muitos outros opções que irão deixar as suas receitas muito mais saboroso. Para alguns pães, você pode optar por fubá de milho que irá fornecer um sabor todo especial. Para bolos de chocolate, é possível usar achocolatado ou chocolate em pó. Também é possível untar a forma com açúcar que formará um casquinha code e cocante no fundo e nas laterais. Porém é preciso prestar atenção e colocar pouco, para que ele não derreta ou queime.

forma de bolo

Untar e enfarinhar é essencial na hora de desenformar seu bolos

Também há uma outra maneira de não deixar  seus bolos grudarem na forma sem manteiga e sem farinha

Você também pode usar papel-manteiga para forrar o tabuleiro. Para isso, corte o papel na medida da sua forma e coloque-o no fundo. Depois é só despejar a massa e levar ao forno. Essa dica é muito boa para receitas que contém muitas claras de ovos batidas como os suspiros, pois não irão passar gordura para o doce e assim não alteram o seu sabor. O papel-manteiga irá garantir que os alimentos sejam retirados com muita facilidade.

Recomendadas
Pela Web