Emulsão: o que é e como fazer

Você provavelmente já usou uma emulsão nos seus pratos. Venha descobrir mais sobre as emulsões e aprenda a fazer um molho tradicional!

O que é emulsão e como fazer molho holandês

O molho holandês é um tipo de emulsão tradicional na culinária.

Você sabe o que é emulsão? Venha descobrir o que é e como fazer com o TudoGostoso!

O que é emulsão

Você, com certeza, já usou uma emulsão na sua cozinha. “Mas eu nunca ouvi falar disso!” Pois saiba que a maionese é uma emulsão, ou seja, uma mistura de ingredientes que, por natureza, não podem se misturar. A água e óleo, por exemplo, são dois líquidos que não se misturam por causa de sua composição química.

Os tipos de emulsão

Existem três tipos de emulsão: as estáveis, semi-estáveis e instáveis. As instáveos são aquelas em que o líquido não fica em uma só fase: ele fica em duas fases líquidas, como no vinagrete, receita com vídeo que você pode conferir no TudoGostoso. As semi-estáveis ficam apenas algum tempo em uma fase, como, por exemplo, o molho de mel e mostarda. Por último, temos as emulsões estáveis, na qual os líquidos formam uma mistura homogênea, como a maionese, receita que já te ensinamos a fazer. A estabilidade de uma emulsão vai depender dos emulsificantes, que são substâncias que ajudam a juntar os dois líquidos que não se misturam. Dependendo dos que forem usados, a emulsão pode ser mais leitosa, densa ou cremosa. A gema de ovo é um emulsificante natural.

O que é emulsão e como fazer

A maionese é um tipo de emulsão estável.

Famosas emulsões da culinária

As emulsões são muito utilizadas na culinária contemporânea, e existem de vários sabores: ervas, bacalhau, azeite e até batata. Existe uma emulsão muito famosa, utilizada para acompanhar pratos de carnes, peixes, vegetais e até batata frita: o molho holandês. O preparo tem várias fases, mas o trabalho vai valer a pena!

Ingredientes do molho holandês

2 gemas
200 g de manteiga
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
2 colheres (sopa) de água
suco de limão a gosto
sal a gosto

Modo de preparo

Quebre os grãos de pimenta com um martelo de carne ou num pilão.
Coloque a pimenta numa panela, acrescente o vinagre e leve em fogo médio e, quando ferver, desligue.
Peneire o vinagre para se livrar dos grãos de pimenta e reserve o líquido.
Derreta a manteiga em uma panela pequena e em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, desligue o fogo e reserve.
No recipiente onde está o vinagre, coloque as gemas e a água e bata com um fouet (batedor de arame) até se formar uma mistura espumante.
Agora, você vai levar o recipiente com a mistura de gemas e vinagre em banho-maria. Quando a água estiver quente, desligue o fogo. A água não pode ferver e a tigela com a mistura não pode encostar na água, hein?
Continue batendo a mistura com o fouet e vá adicionando a manteiga derretida em forma de fio contínuo até começar a ficar encorpada.
A água do banho-maria não pode esfriar demais, ok? Se ela ficar fria demais, ligue em fogo baixo novamente até obter uma temperatura média.
Quando o molho estiver encorpado, tire do banho-maria, tempere com suco de limão e sal. Você também pode adicionar molho de pimenta, se quiser.

Molhos: sabor especial aos pratos

Um molho pode deixar qualquer prato mais delicioso, não? Se você adora saladas, precisa conhecer 5 molhos para saladas. Um molho muito usado é o molho branco, que pode ser utilizado em massas e em gratinados, como no chuchu gratinado que já te ensinamos a fazer!

Recomendadas
Pela Web