Clara em neve: tudo sobre esse item importante para preparar bolos perfeitos

Vem descobrir como preparar essa espuma branca,os pontos mais importantes e a sua importância em diversas receitas!

Claras em neve na tigela

Claras em neve deixam as suas receitas muito mais leves

Claras em neve são muito utilizadas na cozinha e fazem toda a diferença em diversos pratos. Mas por que ela é tão importante? Na hora em que a receita pede para bater claras em neve, muita gente se desespera e não faz a menor ideia de como prepará-la! Saiba que é muito mais fácil do que parece, você só precisa de algumas dicas. Então nós aqui do TudoGostoso vamos te mostrar como bater as claras perfeitamente, quais os pontos e por que ela é tão importante nas suas receitas! Tudo bem explicado para você arrasar na cozinha! Vem descobrir!

Claras em neve fazem toda a diferença!

A claras em neve são bastante importantes para as receitas, pois fornecem mais leveza e deixam as massas muito mais fofas. Ao transformar as claras do ovo em espuma, retemos as bolhas de ar, que, conforme vamos batendo, vão sendo incorporadas e alcançam uma firmeza inacreditável.  Essa maravilha pode ser utilizada em pudins, mousses, bolos e muito mais, deixando os pratos muito mais macios.

Saiba a diferença entre os pontos das claras em neve

As claras em neve tem 3 fases que servem para diferentes tipos de receitas. A primeira delas é o chamado “Ponto de espuma”, ele se dá quando as claras são levemente batidas, formando uma espuma quase líquida, com grandes bolhas. Para atingir esse ponto é comum bater as claras à mão mesmo, com o auxílio de um garfo ou fouet.  Outro ponto é o “Ponto de neve” ou picos moles, que consiste em uma espuma mais brilhante e branca.

Ela é mais consistente que o ponto de espuma e você consegue notar que atingiu esse ponto quando você levanta a ponta da espuma e percebe que a ponta cai em formato de bico, sem uma ponta bem definida, mais arredondada. O último ponto é o famoso “Ponto de neve firme” ou picos firmes. É aquele ponto mais firme e resistente, com os “bicos pontudos”. Uma dica legal e divertida para testar esse ponto, é virar a tigela de cabeça para baixo, se ela não cair está na medida certa.

Claras em neve

Elas podem ser preparadas à mão ou na batedeira

Do que eu preciso para prepará-las?

Primeiro é preciso escolher bem os ovos: quanto mais fresco for o ovo, melhor ficará a sua clara em neve. Preste atenção na hora de separar as claras das gemas, pois apenas um resquício de gema pode estragar as suas claras em neve. Depois das claras separadas, é só bater! Para isso você pode utilizar um garfo ou um fouet, mas dependendo do ponto, pode demorar muito e exigir bastante força no braço. O mais indicado é bater na batedeira mesmo.

Se puder, utilize tigelas de cobre

Uma última curiosidade para você: recipientes de cobre são os ideais para preparar claras em neve. Isso por que o cobre ajuda a a estabilizar as espumas da clara. Ele reage quimicamente com as claras e resulta em picos altos de clara em neve. Legal, né?

Recomendadas
Pela Web