Chutney: o que é e como fazer

TudoGostoso te conta o que é chutney e te mostra uma receita de chutney de manga deliciosa!

Receita de chutney de manga

O chutney de manga é um acompanhamento perfeito para carnes.

Já ouviu falar de chutney? Não? O TudoGostoso vai te contar o que é e, de quebra, vai te ensinar uma receita deliciosa de chutney de manga, que combina com diversas preparações culinárias! Vem com a gente!

Chutney: saiba o que é e aprenda uma receita

O chutney, querido leitor ou leitora, nada mais é do que um molho agridoce de origem indiana, que é feito com, basicamente, legumes ou frutas, pimenta e açúcar. Há diversas versões de chutney e o diferencial são as especiarias utilizadas neles. Ele serve como acompanhamentos de pratos e petiscos e, geralmente, além de agridoce, ele é picante e sua textura lembra a de uma geleia de frutas. Nos mercados do Brasil, você já pode encontrar chutneys de abacaxi, tomate, manga, cebola, pepino… Mas você pode fazer chutney na sua casa e incrementar seus pratos com esse acompanhamento delicioso!

Receita de chutney de manga

O TudoGostoso vai te ensinar a fazer um chutney de manga, que fica uma delícia com carnes, principalmente a de porco, com torradas, pão sírio, em saladas e onde mais você quiser! Se a manga que você tem em casa está verde, aprenda a amadurecê-la em poucos passos. Agora, anote aí os ingredientes do chutney de manga:

2 xícaras de vinagre, que pode ser tinto ou de maçã
2 xícaras de açúcar refinado
3 mangas grandes e firmes (haden, rosa ou coração de boi)
1 pedaço de gengibre
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de mostarda
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de uvas passas sem semente

Modo de preparo

Misture o vinagre e o açúcar em uma panela, mexa bem e leve ao fogo baixo.
Deixe levantar fervura.
Coloque as mangas picadas em cubos e o restante dos ingredientes.
Deixe cozinhar, até que as mangas fiquem bem macias e o caldo fique grosso.

Para armazená-lo, você pode usar um pote de vidro bem lavado com tampa. Ah! Se você não gostar de uva passa, não precisa colocar, viu? Seu chutney vai ficar delicioso de qualquer maneira! Ficou empolgado e quer aprender a fazer chutney de outros sabores? Confira aqui: chutney de abacaxi e chutney de pimentão com pimenta dedo de moça.

 

Recomendadas
Pela Web