Como fazer o chantili perfeito: confira as dicas

Se você adora fazer bolos e doces, precisa saber fazer um bom chantili! Para isso, confira as dicas práticas de como fazer o chantili perfeito!

Fazer chantili não é difícil, mas requer alguns cuidados para que ele não passe do ponto e acabe virando manteiga. Veja a seguir as dicas do TudoGostoso para fazer um chantili perfeito!

Como fazer chantili perfeito: confira as dicas

Como fazer chantili perfeito: confira as dicas

O que usar para bater chantili

Para fazer chantili em casa, é necessário usar creme de leite fresco ou pasteurizado (aquele que fica refrigerado no mercado) ou a nata. Também existem as misturas para chantili, vendidas em caixinhas ou saquinhos, mas o sabor não é o mesmo do chantili feito com creme de leite fresco ou nata.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Detalhe importante: a temperatura

Para fazer o chantili, é necessário que seu ingrediente esteja bem gelado. Uma dica é deixar o creme de leite, nata ou mistura para chantili de um dia para o outro na geladeira e ainda deixá-lo no congelador ou no freezer por 10 minutos antes de usá-lo. Mora em um lugar muito quente? Coloque uma tigela com água e gelo embaixo da tigela onde você vai bater o chantili.

O chantili pode ser feito na batedeira ou ser batido à mão

O chantili pode ser feito na batedeira ou ser batido à mão

Como bater o chantili

À mão: para isso, utilize um bom fouet (batedor de arame). Quanto mais aramado ele for, vai transferir mais ar para o creme de leite e ele logo vai virar chantili.

Batedeira: deixe-a em velocidade baixa ou média. A velocidade alta pode fazer com que o chantili vire manteiga. E nada de deixar a batedeira sozinha: fique de olho para não passar do ponto.

Qual é o ponto certo

O ponto ideal do chantili é quando ele fica firme, preso no batedor de arame. Agora, confira a receita do chantili simples feito com creme de leite:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado
2 colheres (sopa) de açúcar refinado ou de confeiteiro

Modo de preparo

Na batedeira, bata os ingredientes em velocidade baixa ou média até chegar no ponto de chantili.

Chantili firme no batedor: no ponto certo

Chantili firme no batedor: no ponto certo

O chantili feito com creme de leite fresco ou nata só dura 2 dias na geladeira e nunca deve ser congelado.

Depois que você fizer seu chantili perfeito, utilize-o em receitas deliciosas que você encontra no TudoGostoso: bolo gelado de abacaxi com coco, bolo 3 leites, bolo de chocolate com guloseimas, bolo com cobertura de mousse de chocolate, bolo mousse de morango, pavê de bombom e muitas outras!

Recomendadas
Pela Web