Como escolher carne: 5 dicas simples para não errar mais

Como escolher carne: confira 5 dicas simples!

Escolher qual carne comprar pode ser um desafio para muitos! Afinal, como saber só de olhar pela vitrine se aquela carne do açougue está mesmo macia, saborosa e suculenta? O TudoGostoso pode te ajudar nessa tarefa! Para você não errar e desperdiçar dinheiro, o TudoGostoso reuniu 5 dicas sobre como escolher carne! Confira a seguir!

Carne retirada da vitrine refrigerada do açougue

Carne sendo retirada da vitrine refrigerada de um açougue

5 dicas sobre como escolher carne

Preste atenção

O cheiro forte e a coloração mais acinzentada podem ser sinais de que essa carne não está boa. Além disso, não deixe de verificar a textura: se ao apertar a carne ela não voltar ao seu estado normal, isso é um sinal de que ela não está fresca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Carne de bandeja ou direto no açougue?

É necessário ter uma atenção especial às informações da etiqueta das carnes de bandeja — reparar desde quando estão ali, a data da validade, qual o corte e até mesmo reparar se os pedaços de carne suculentos que estão por cima não estão escondendo pedaços gordurosos, com nervos e de outros cortes por baixo.

Mulher escolhendo carne em um açougue

Mulher escolhendo carne em um açougue

Fique atento ao corte

São tantos tipos de corte de carne que fica difícil saber qual a diferença entre eles e qual é melhor para cada tipo de prato. Existem umas mais gordurosas, outras menos, umas mais macias, outras nem tanto… Ou seja: detalhes característicos do próprio corte — e não um sinal de que a sua carne esteja possivelmente estragada ou “dura demais”.

De olho na gordura

A gordura possui um tom amarelo claro em carnes frescas. Alguns cortes como picanha, costela e maminha têm uma camada de gordura que confere maciez e suculência à carne durante seu preparo.

Sebo? Aqui não!

Se a carne estiver com sebo, peça para o açougueiro removê-lo praticamente por inteiro. Geralmente o seu tom é esbranquiçado. Diferentemente da gordura, o sebo não confere maciez à carne. Além do sebo, outros elementos como hematomas, coágulos, ossos e cartilagens devem ser descartados.

Cortes de carne

Cortes de carne no açougue

Recomendadas
Pela Web