Como desenformar bolos: 4 dicas

Nada de bolo quebrado: confira 4 dicas para desenformar bolos com perfeição!

Como desenformar bolos sem erro

Conheça truques para desenformar bolos!

Você fez o bolo com carinho: foi ao mercado, comprou os ingredientes, seguiu a receita e, na hora de desenformá-lo, foi aquele desastre: ele quebrou todinho! Que coisa chata! Mas estamos aqui para te ajudar e evitar que isso aconteça novamente. Nós adoramos bolos e estamos sempre te ensinando novas receitas, como bolo de cenoura com especiarias, bolo mesclado, bolo verde de limão, bolo formigueiro e muitos outros. Agora, vamos às 4 dicas para desenformar o bolo sem erros!

Unte bem a forma

Para que a massa não grude na forma, é necessário untá-la bem com manteiga ou margarina. Se for usar margarina, não use a light: comumente, esse produto tem muita água e, devido ao calor do forno, ela evapora e deixa a massa mais ressecada. Passe um guardanapo ou papel-toalha para espalhar a margarina ou a manteiga, mas cuidado para que nenhum pedaço deles fique grudado na forma, hein?! Untar com as mãos também é possível. Polvilhe farinha, se for um bolo de massa branca, ou chocolate ou cacau em pó, se for um bolo de massa escura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Unte e enfarinhe bem a forma

Untar e enfarinhar bem a forma: passo essencial para o bolo não grudar.

Unte a forma com antecedência

Geralmente, deixamos para untar e enfarinhar a forma na hora de assar o bolo, né? O erro pode estar aí! Faça isso antes e deixe a forma na geladeira por alguns minutos. Quando a manteiga fica fria, fica mais consistente e demora mais tempo para derreter no forno. Isso vai facilitar a sua vida na hora de desenformar o bolo!

Como desenformar bolos sem erros

Confira as dicas para desenformar bolos com perfeição!

Espere a temperatura ideal

Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma. Se for uma forma com furo central, coloque um pouco de farinha ou chocolate em pó e faça com que ela caia nas beiradas da forma. Bata com cuidado do lado externo da forma antes de virá-la de cabeça para baixo.

Truque para bolos cremosos

Se você for desenformar bolos cremosos, como o de milho, de aipim ou fubá cremoso, tenha mais cuidado! Uma dica é untar a sua forma com manteiga e colocar papel-manteiga em cima. Além disso, você deve untar por cima do papel: é, parece estranho, mas isso vai evitar que seu bolo cremoso grude na forma.

Recomendadas
Pela Web