Como descascar abacaxi de maneira prática

Mais simples do que você imagina: confira algumas dicas para retirar a casca do abacaxi sem dificuldades!

Confira dicas simples que facilitarão na hora de descascar o abacaxi.

Conheça algumas dicas fáceis que irão te ajudar na hora de descascar o abacaxi!

Ah, o abacaxi! Essa fruta cheia de sabor e com um aroma fantástico consegue ser deliciosa por si só — tanto in natura quanto grelhada nos churrascos — ou complementando pratos doces até salgados, deixando-os mais saborosos.

Apesar de tantas qualidades e benefícios da fruta, muita gente acaba desanimando de comprá-la só de imaginar a trabalheira na hora de tirar a casca! Devido aos pequenos espinhos no abacaxi e na coroa, além de sua textura superconsistente, cortar a fruta pode parecer uma missão dolorosa, e você acaba desistindo de comprá-lo,

Facilite o processo retirando a coroa do abacaxi.

Para facilitar o processo, comece retirando a coroa do abacaxi.

Mas se esse for o problema com abacaxis, viemos te mostrar dicas práticas para descascar e cortar o abacaxi. São truques simples que farão com que você descasque o abacaxi tranquilamente! E aí? Estão prontos?

Afie sua faca

Antes de mais nada, certifique-se que sua faca está bem afiada. Isso facilitará — e muito — na hora de cortar o abacaxi, exigindo menos esforço e agilizando o processo. Se você tiver dúvidas em como afiar, o TudoGostoso fez uma matéria sobre isso: Como afiar facas da maneira simples.

Facas grandes

Nessa missão de descascar o abacaxi, o tamanho da faca fará bastante diferença! Dê preferência a facas bem grandes e afiadas, pois elas te darão mais segurança e firmeza na hora de tirar as cascas. E sempre bom lembrar: na hora de manusear as facas, tenha sempre muito cuidado para não se machucar.

Fatiar em rodelas torna mais simples retirar a casca.

Após fatiar em rodelas, retirar a casca torna-se mais simples e exige menos esforços.

Rodelas e mais rodelas

– Nossa primeira dica consiste em fazer rodelas. Para isso, “deite” o abacaxi sobre uma tábua de corte e comece cortando a coroa do abacaxi! Tem gente que faz isso com as mãos, mas fazendo com a faca tem menos risco de se machucar, né?

– Agora, ainda com a casca envolvendo o abacaxi, corte-o em rodelas da espessura que desejar.

– Com as rodelas já cortadas, vá retirando a casca de cada rodela com a faca afiada, cortando rente à casca. Pode parecer algo simples, mas que faz toda a diferença! Afinal, tirar a casca de cada fatia danifica menos o abacaxi do que se fosse ele inteiro, né?

Ao fatiar, retirar a casca se torna mais fácil.

Com as fatias já cortadas, fica fácil retirar a casca e cortar em saboroso pedaços!

Divida em 4 partes

– Comece cortando a coroa e a parte de baixo do abacaxi, descartando-os.

– Em seguida, divida o abacaxi em 4 partes iguais, fazendo um corte vertical de cima para baixo, seguido por um corte na horizontal de cima para baixo.

– Depois é só vir com a faca e, em cada fatia, retirar o miolo.

– Agora, com a faca, vá passando-a rente a casca (como se fosse uma manga), restando apenas o abacaxi.

– Com as fatias já sem a casca, vá partindo-a em fatias e sirva!

Reaproveite as cascas

Você pode reaproveitar as cascas reutilizando-as como adubo orgânico! Se você tem uma horta caseira, as cascas funcionarão como uma compostagem natural que deixará sua terra cheia de nutrientes — e contribuirão para que suas plantas cresçam lindas e fortes. Outra maneira de reaproveitar as cascas é fazendo um chá com elas. Coloque as cascas bem limpinhas e lavadas em um litro de água e deixe fervendo por 10 minutos. Desligue o fogo e, se quiser, coloque folhas de hortelã. Ele fica bom para tomar puro ou adoçado.

E você? Tem alguma dica de como descascar abacaxi sem trabalheira? Conta pra gente!

Párta o abacaxi em 4 fatias para descascar com maior facilidade.

Corte o abacaxi em 4 fatias para facilitar a retirada da casca.

Recomendadas
Pela Web