Como deixar o feijão mais gostoso: 5 dicas valiosas

Dicas simples e valiosas: confira no blog do TudoGostoso como deixar o feijão mais gostoso.

Feijão é um dos ingredientes que não pode faltar no prato dos brasileiros — principalmente se combinado com um arroz soltinho! A leguminosa, além de ser uma fonte riquíssima e saborosa de ferro, também é versátil e pode ir além da função de acompanhamento dos pratos — já experimentou um bolinho ou sopa de feijão? Mas na hora de fazer um feijãozinho pode ser que surjam algumas dúvidas de como transformar esse prato tão comum em algo pra lá de caprichado. Afinal de contas, como deixar o feijão mais gostoso? O TudoGostoso vai te ajudar nessa missão com 5 dicas valiosas. Confira!

Feijão carioca

Feijão carioca

Como deixar seu feijão mais gostoso

Deixar ou não deixar de molho: eis a questão

É bem provável que você já se indagou sobre se é realmente necessário deixar os grãos crus de molho antes de prepará-los. E a resposta é: sim, é recomendável. Assim como as lentilhas e ervilhas, o feijão, se não for colocado de molho durante um longo período, pode causar indigestão e gases quando ingerido. Isso porque o ingrediente tem substâncias que não conseguem ser digeridas no nosso estômago, mas que são fermentadas no nosso organismo por bactérias, resultando na formação de gases.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual a quantidade de água ideal para cozinhar o feijão

Essa também pode ser uma dúvida bem comum na hora de cozinhar o feijão. Afinal, a intenção ao cozinhá-lo é deixá-lo macio e saboroso para ser consumido — e não desmanchando ou duro demais. Sendo assim, procure seguir a proporção de 1 xícara (chá) de feijão para 2 xícaras (chá) de água. Quanto ao tempo de cozimento, se você deixou os grãos de molho, ele tende a reduzir — algo que também ocorre se você cozinhar o feijão na panela de pressão.

Grão de feijão vermelho colocados de molho

Grão de feijão vermelho colocados de molho

Qual o segredo para conseguir um caldo grossinho

Colocar água na feijão pra render pra todo mundo sempre vai ser uma boa ideia! Mas cá entre nós: ninguém resiste a um feijão com um caldinho grosso e temperadinho, né? Para conseguir isso há uma dica bem simples! Basta tirar um pouco (cerca de uma concha) do feijão já cozido, amassar bem os grãos e, em seguida, devolvê-lo à panela. Isso ajudará a dar uma encorpada no caldo, deixando-o mais consistente.

Varie nos temperos

Para garantir que seu feijão fique saboroso e com um gostinho marcante dos temperos, é recomendado temperá-lo após ele estar cozido. É bem provável que, na hora de temperar, você deva recorrer ao clássico refogado de cebola e alho para, então, colocar o feijão para terminar de cozinhar. Mas que tal dar uma variada? Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, você pode refogar pedacinhos de calabresa ou de paio junto com a cebola e o alho. Quer deixar ainda mais gostoso? Frite pedacinhos de bacon, escorra bem e sirva por cima do feijão — também vale cheiro-verde e outras ervas frescas!

O feijão pode ser congelado?

Não se preocupe, leitor: se após cozinhar feijão você notar que não vai utilizar tudo, basta guardá-lo em um pote hermeticamente fechado e levar ao congelador. Porém procure deixar para temperá-lo apenas no momento em que for cozinhá-lo novamente para consumir, ok? Dessa forma os sabores do tempero ficarão mais apurados e, com certeza, seu feijão ficará muito mais saboroso.

Feijão cozido servido com ervas frescas e pimenta

Feijão cozido servido com ervas frescas e pimenta

Recomendadas
Pela Web