Como cortar cebola sem chorar: 5 truques

Chega de sofrência: confira 5 truques para cortar cebola sem chorar!

Como cortar cebola

Chega de chororô: confira 5 truques simples para cortar cebola.

Você já sabe que vai ser um drama: começa a cortar a cebola e os olhos ardem. As lágrimas aparecem. Você sabe o motivo disso? O motivo das lágrimas é o gás sulfóxido de tiopropanal. Ele é resultante da reação entre uma enzima e outros compostos que existem na cebola. Quando o vegetal é cortado, esses compostos e a enzima entram em contato uns com os outros, o que acaba formando o gás que faz você ir às lágrimas. Mas você não vai precisa passar por isso! Confira os 5 truques para cortar cebola sem chorar:

como cortar cebola sem irritar os olhos

Dicas simples vão evitar as lágrimas na hora de cortar a cebola.

Faca afiada

Você tem um afiador de facas em casa? Se não tem, é hora de investir em um: quando usamos uma faca que não está amolada para cortar a cebola, acabamos esmagando as camadas do vegetal, o que faz com que os gás seja liberado, irritando os nossos olhos. Corte a cebola com a faca mais afiada que você tiver. Mas cuidado para não se cortar, hein? Confira as nossas dicas de como cortar cebola sem acidentes!

Água gelada

Para evitar que o gás seja liberado enquanto você corta a cebola, deixe-a de molho em água gelada por cerca de meia hora antes de usar a faca. Se você conseguir cortar a cebola dentro de um recipiente com água, vai ser melhor ainda!

Cebola no congelador

O truque é simples: deixe a cebola entre 10 e 15 minutos no congelador antes de cortar. Com as cebolas mais durinhas e geladas, as enzimas que entram em contato com os compostos, formando o gás, vão ficar quietinhas e não vão contribuir para que as lágrimas se formem. Melhor chorar por outra coisa, né? Quer dizer, melhor chorar só de alegria ao ver suas cebolas cortadinhas sem drama!

Água na boca

Esse truque parece doido, mas funciona: coloque um pouco de água na boca e deixe lá enquanto corta a cebola. O gás liberado pela cebola vai reagir na água dentro da boca, e não nos nossos olhos.

Ventilador ligado

Esta dica vai servir para espantar o calor e o gás da cebola: ligue o ventilador e deixe que o vento ajude a levar o gás que faz você chorar! Chega de olhos vermelhos e irritados na hora de cozinhar!

Agora que você já conhece todos os truques para não chorar enquanto corta cebola, que tal preparar uma receita com esse vegetal? Escolha uma do TudoGostoso: torta de cebola, cebola caramelizada, anéis temperados de cebola, sopa de cebola e cebola em conserva.

 

 

 

Recomendadas
Pela Web