Como conservar a banana madura por mais tempo

Comprou um cacho de bananas e está com medo de elas estragarem rapidinho? Confira algumas dicas sobre como conservar a banana madura por mais tempo!

A banana é uma das frutas mais consumidas do Brasil. Com ela, é possível fazer receitas deliciosas, como bolo de banana e chico balanceado. Sempre presente na lista de compras, a banana pode acabar amadurecendo rápido demais e estragando quando é esquecida na fruteira por alguns dias. O que fazer para evitar isso? Como fazer pra conservar essa fruta que amadurece tão rápido? Para deixar o desperdício de lado e evitar que o destino das bananas seja o lixo, o TudoGostoso vai te dar algumas dicas sobre como conservar a banana madura por mais tempo:

Bananas na geladeira

Cacho de bananas na geladeira

Como conservar a banana madura por mais tempo

Precisamos falar sobre bananas na geladeira

As bananas possuem um processo rápido de amadurecimento, o que justifica serem colhidas ainda verdes. E o que colabora para esse amadurecimento é justamente a temperatura ambiente — principalmente o calor. Sendo assim, uma das primeiras soluções que vem à nossa mente é a geladeira, né?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas se você é uma das pessoas que já colocou uma banana na geladeira, com certeza reparou que a sua casca acaba escurecendo. Mas isso não é um sinal de que estejam estragadas em seu interior: elas ainda podem estar firmes e saborosas.

Como conservar as bananas na geladeira

Para manter as bananas maduras, amarelinhas, saborosas e em temperaturas baixas, que tal colocá-las dentro de saquinhos plásticos bem fechados e, aí sim, guardá-las na geladeira? Dessa forma, dentro do saquinho o amadurecimento da banana ocorrerá de forma bem lenta, conservando todas as qualidades da fruta — e ainda impedindo que a banana contribua para o amadurecimento acelerado das demais frutas na geladeira.

Bananas em um saco plástico

Bananas dentro de um saco plástico

Use plástico-filme

Muito mais que cobrir recipientes com alimentos, cremes e molhos, o plástico-filme é cheio de utilidades. E envolver os cabinhos da bananas com ele pode ser uma ótima pedida para conservar as bananas e deixá-las deliciosas por um tempo maior.

Ah, e se for separar algumas bananas do cacho, repita o processo: enrole bem o plástico-filme no cacho e também envolva com o papel os cabinhos de cada banana que foi retirada.

Bananas congeladas

Se você já quer deixar uma bananinha saborosa e pronta pra uso, congelá-la pode ser uma boa opção. Para isso, basta retirar a casca, cortar a banana em pedaços, colocá-los dentro de um pote bem fechado e levar ao congelador. As bananas congeladas ficarão perfeitas em smoothies, vitaminas e milk shakes.

Veja também

6 receitas para aproveitar banana madura: confira

Como amadurecer as bananas mais rápido

Como fazer frutas amadurecerem mais rápido

Cabos de banana envolvidos com plástico-filme

Bananas com os cabos envolvidos com plástico-filme

Recomendadas
Pela Web