Como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia de Natal

Quer fazer uma ceia de Natal farta, mas sem deixar sobrar ou faltar nenhuma comida? O TudoGostoso reuniu algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!

Parece que um dos grandes mistérios da comida é saber o quanto cozinhar! Por isso, vamos te ensinar como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia de Natal, assim, não tem desperdício e nem gente comendo menos do que gostaria bem na noite de Natal. Deixar sobrar não é uma boa ideia, principalmente em tempos bicudos.

Aperitivos

Os aperitivos são uma boa forma de ir distraindo a fome, permitindo que as pessoas belisquem algo enquanto os pratos principais não são servidos. É uma boa forma de receber os convidados!

Na hora de produzir salgadinhos ou canapés, calcule de 4 a 6 por pessoa; mas se a pedida for patês, faça em média de 3 colheres (sopa) para cada convidado; e, para os frios, calcule cerca de 80 a 100 g por pessoa. Não economize nas torradinhas, já que podem ser facilmente armazenadas.

Prato principal

Chegou a hora aguardada ansiosamente durante todo o ano! No Natal, é bem comum serem servidas carnes como o pernil, o chester e o peru. Cada uma dessas carnes servem, em média, de 8 a 10 pessoas, e você pode fazê-la render ainda mais partindo em fatias finas.

Caso ainda tenha dúvida, calcule assim: 250 g de carne por cada convidado, ainda que tenha mais de um tipo de carne. Essa quantidade vai ser suficiente para deixar as pessoas bem satisfeitas e sem exageros!

As carnes são uma das receitas mais aguardadas na ceia de natal, além de render bastante.

Veja quanto rende o peru de Natal: nada de desperdício ou falta de comida!

Acompanhamentos

Além da carne, outras presenças confirmadíssimas na ceia de Natal são a farofa e o arroz de cada dia. Para fazer a farofa, calcule uma média de 4 colheres (sopa) por pessoa, mas, se for fazer para uma grande quantidade de convidados, 1 kg de farofa pode servir bem 15 pessoas. Já no caso do arroz, você pode aplicar o mesmo cálculo da farofa — 1 kg de arroz para 15 pessoas (ou para 10, no caso de um arroz incrementado com passas, castanhas, nozes e/ou frutas secas). Nesse arroz incrementado, você também pode calcular 1 copo (americano) para cada 4 pessoas.

Sobremesa

Se achar mais prático, faça a sobremesa em porções individuais, calculando 2 porções por pessoa. Mas, se você for apostar em um bolo ou torta, o cálculo é de cerca de 60 a 100 g por pessoa. Quer se refrescar? Então, não deixe de apostar no sorvete caseiro! 1 litro serve bem cerca de 6 pessoas.

Mas que tal unir panetone e sorvete em um delicioso sorvetone? Essa delícia serve 6 pessoas, e você ainda pode apostar no panetone trufado, se desejar. E, claro, um bom e clássico pudim de leite não pode ficar de fora: ele serve bem 15 pessoas.

Aposte na torta, uma sobremesa que rende e agrada a todos.

Aposte no bolo que, além de render muito, é uma sobremesa que agrada a todos!

Bebidas

Quanto a sucos e água, cerca de 350 ml por convidado pode dar conta do recado, e quanto aos refrigerantes, cerca de 500 ml para cada pessoa.

Mas se a sua ceia contar com bebida alcoólica, a cerveja bem geladinha exige cerca de 700 ml por pessoa (ou 2 latinhas por convidado). Se tiver um bom vinho tinto, 1 garrafa de vinho pode ser capaz de servir 4 pessoas, e, se for 1 garrafa de espumante, cerca de 2 pessoas. Com isso tudo, a ceia de Natal está garantida.

Recomendadas
Pela Web