Como calcular a quantidade certa de arroz para cozinhar

Chega de ficar na dúvida sobre se o arroz vai sobrar ou faltar. Confira como calcular a quantidade certa de arroz para cozinhar na medida certa!

O arroz é presença confirmada no prato dos brasileiros — além de ser uma das primeiras receitas que aprendemos quando vamos morar sozinhos. E é aí que vem o problema: como medir a quantidade certa de arroz? Isso pode parecer um desafio até mesmo para os mais experientes na cozinha, afinal, tem gente que come demais, tem gente que come de menos. Mas não se preocupe: pra driblar o exagero ou a falta de arroz, o TudoGostoso reuniu alguns truques que vão te ajudar a calcular a quantidade certa de arroz. Confira!

Xícara com arroz cru ao lado de uma jarra de água

Arroz cru e água em jarra medidora

Como calcular a quantidade certa de arroz

Qual o papel do arroz nessa refeição? 

É simples responder essa pergunta: o arroz vai ser um acompanhamento ou a estrela do prato, como no arroz de forno, arroz à piamontese ou risoto? Após decidir isso, já dá para ter uma noção maior das medidas, afinal, um arroz como prato principal deve render mais do que se fosse servido como acompanhamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E como medir as quantidades? 

Se o arroz for servido como acompanhamento, uma pessoa sozinha come cerca de 1/4 xícara (chá) de arroz cru — o que corresponde a cerca de 90 g.

Mas se o arroz for servido como prato principal, calcule cerca de 1/2 xícara (chá) de arroz cru por pessoa — o que equivale a cerca de 180 g.

Arroz cru

Grãos de arroz cru

Não tenho medidor. E agora?

Sem problemas, leitor! Vamos te dar uma mãozinha nessa hora! Basta mergulhar uma mão (limpa, obviamente) em um pote de arroz, pegar uma porção e fechar a mão.

A quantidade de arroz nessa mão fechada irá equivaler a quantidade de arroz para 1 pessoa — se o arroz for servido como acompanhamento. Se o arroz for prato principal, calcule a quantidade de 2 mãos fechadas por pessoa.

E não se preocupe: por mais que os tamanhos de mão variem, essa será uma boa medida!

Ainda assim estou com com medo de faltar arroz. Alguma dica? 

É aquele velho conselho: melhor sobrar do que faltar. Afinal, se faltar ainda vai dar todo um trabalho de voltar pra cozinha e gastar um bom tempo fazendo outra rodada de arroz.

E se sobrar, não tem problema: o TudoGostoso já te ensinou como reaproveitar as sobras de arroz em receitas maravilhosas!

Antes de mais nada, lembre-se de que as quantidades de arroz podem variar de pessoa para pessoa, ok? E as dicas são apenas uma pequena ajuda para você não se confundir na hora de cozinhar. Se tiver mais alguma dica, não deixa de compartilhar com a gente!

Arroz cru sendo remexido com as mãos

Mão mexendo um pote com arroz cru

Recomendadas
Pela Web