5 coisas básicas que todo iniciante na cozinha deveria saber

Para quem começou a se aventurar na arte culinária agora: 5 coisas básicas que todo iniciante na cozinha deveria saber!

Uma coisa não dá pra negar: todo masterchef já foi leigo na cozinha um dia! Afinal, ninguém nasce sabendo, né? O TudoGostoso já te deu uma mãozinha nessa tarefa de começar a se aventurar na cozinha, contando alguns dos erros mais comuns dos iniciantes e truques que podem ajudar nesse primeiro contato com o preparo das comidas. Porém, existem alguns segredos na cozinha que são básicos e essenciais para que você faça pratos de sucesso, desde os mais simples até os elaborados. Por isso, o TudoGostoso separou 5 coisas que todo iniciante na cozinha deveria saber para você arrasar, mesmo que tenha começado agora. Confira!

Sal sendo adicionado à água do cozimento do macarrão

Sal sendo adicionado à água do cozimento do macarrão

5 coisas que todo iniciante na cozinha deveria saber

O que refogo primeiro? Cebola ou alho, alho ou cebola?

Você já deve ter visto essa parte do refogado em várias receitas! E não é por menos, afinal, essa simples etapa garante um sabor incrível à comida que ali será refogada. Na hora de fazer o refogado, o mais indicado é refogar a cebola primeiro, por ela demorar mais para fritar. Pelo fato de o alho fritar rapidamente, colocá-lo na panela antes acabaria contribuindo para que ele queimasse — e acabasse dando um gostinho amargo desagradável à comida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como saber se o ovo está estragado

Um dos ingredientes que você, certamente, encontrará em abundância na cozinha de um iniciante são os ovos! Isso porque, além de nutritivos, eles também são versáteis, compondo receitas que caem bem no café da manhã, no lanche e no almoço. Mas o que não vale é comer ovo estragado, né? Para descobrir se o ovo está fresco, basta colocá-lo dentro de um copo preenchido com água. Se ele afundar, está bom pra uso; mas se boiar, é melhor não utilizá-lo.

Ovos imersos em copo com água

Ovos imersos em copo com água

Quanto de sal colocar na água que está cozinhando uma massa

Ok, vai: quem nunca se indagou sobre “quanto é exatamente uma pitada de sal”? Não iremos te julgar, afinal, sempre dá aquele medo de salgar demais uma comida, né? Ao cozinhar um macarrão, por exemplo, quando a água já estiver fervendo, adicione uma quantia entre 1 colher (sobremesa) de sal a 1 colher (sopa) de sal a cada litro de água — pode variar de acordo com a quantidade de macarrão que você esteja fazendo. Ah, e não precisa de óleo na água do cozimento, hein?

O segredo para um arroz soltinho

Arroz soltinho é a meta de todo brasileiro que não dispensa um bom arroz e feijão no prato! E não é muito difícil conquistá-lo: basta colocar a 1 medida de arroz para 2 medidas de água, misturar, acrescentar o sal e deixar ali, sem mexer, até que a água do cozimento seque por completo. Depois é só soltar o arroz com um garfo e voilà!

O que é o tal do banho-maria

tal do banho-maria pra fazer o clássico pudim, o tal do banho-maria pra fazer ganache… Afinal, o que é isso? O banho-maria é um técnica muito utilizada para aquecer/cozinhar/derreter alimentos por meio de um calor indireto. Isso porque os alimentos, que estão dentro de uma panela ou recipiente menor, são colocados em um recipiente maior que contém água fervendo. O vapor quente da água fará com que os alimentos cozinhem lentamente e de maneira uniforme, deixando o prato ainda mais saboroso.

Ganache feita em banho-maria

Ganache feita em banho-maria

Recomendadas
Pela Web