Benefícios da erva-cidreira para a saúde: confira

Confira quais são os benefícios da erva-cidreira e qual a melhor maneira de consumir essa planta para usufruir de todas as suas qualidades!

Se você tem costume de tomar chá, com certeza já ouviu falar em erva-cidreira. Ela é uma plantinha da família da hortelã, da menta e do boldo muito consumida no Brasil na forma de chá. Com um cheiro e um sabor que lembram o limão, essa erva ficou famosa por ajudar quem sofre de insônia. Mas quem pensa que esse é a única propriedade da erva-cidreira está enganado! Hoje o TudoGostoso vai te contar os benefícios da erva-cidreira para a saúde. Confira a seguir!

erva-cidreira benefícios

Xícara com chá de erva-cidreira

Benefícios da erva-cidreira

Efeito calmante: essa planta possui ação calmante, ajudando nos sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Por isso, é tão comum beber chá de erva-cidreira quando se está com insônia e dificuldade para dormir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fonte de antioxidantes naturais: os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres no organismo. Quando há excesso de radicais livres no organismo, o resultado é algo chamado estresse oxidativo, uma condição que está relacionada a danos em diversos tipos de células.

benefícios da erva-cidreira

Folhas de erva-cidreira fresca

Ajuda a diminuir dores de estômago: o efeito calmante da erva-cidreira faz bem até para o trato digestivo. Muitos problemas estomacais como a má digestão e gastrite podem ser causados por estresse, nervosismo e ansiedade. Quando o corpo se encontra relaxado, a digestão se torna mais fácil e ajuda a prevenir doenças gástricas.

Alívio da cólica: o efeito relaxante dessa planta é mais potente do que se pensa, pois ela ajuda a relaxar até os músculos e tecidos do corpo, dessa forma, relaxando o útero e diminuindo as contrações.

Como consumir a erva-cidreira

Quem aposta no chá está certo! No entanto, a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da erva-cidreira é fazendo uma infusão de folhas frescas. Utilize até 4 g para 150 ml de água quente. Coloque a erva no copo com a água e abafe com um pano limpo ou uma tampa. Depois coe e sirva.

chá de erva-cidreira beneficios

Chá de erva-cidreira

Recomendadas
Pela Web