Alface: por que e como devemos lavar esta verdura

Confira como lavar a alface e deixá-la perfeita para o consumo no dia a dia!

A limpeza é fundamental para manter a qualidade da alface.

Nada melhor do que uma alface verdinha, limpa e cheia de qualidades, né?

O TudoGostoso já te contou da diversidade de benefícios que a alface pode trazer para nossa saúde — e até para nossa estética. Com sua coloração belíssima e todas as vantagens que possui, incluir esta verdura nas refeições pode se tornar um hábito extremamente positivo!

Ainda mais porque, convenhamos, não é díficil gostar de alface. Afinal, o seu sabor suave faz uma combinação saborosa com diversos pratos, sendo um ingrediente leve capaz de saciar a fome de uma forma saudável. Quer coisa melhor que isso? Mas como em todo alimento in natura, é bom prestar atenção a alguns detalhes:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que lavar a alface?

Limpe a alface para adicioná-la em pratos deliciosos, como strogonoff.

Uma alface bem limpinha pode combinar com pratos supersaborosos!

Como em toda verdura — e legumes, e frutas, e outros alimentos frescos —, adicioná-la ao prato requer uma boa higienização antes de ser utilizada. Isso contribui para retirar micro-organismos, toxinas ou quaisquer outras impurezas que possam estar ali.

Afinal, da horta ao seu prato, a alface passa por um bom caminho: horta, colheita, transporte e até mesmo as nossas próprias mãos podem ser fonte de contaminação. Por isso, limpeza aqui nunca é demais! Antes de limpar a verdura, lave bem as mãos, evitando toda e qualquer chance de infecção.

Qual a melhor forma de lavar a alface?

A alface pode tornar o sanduíche irresistível!

Como resistir a um sanduíche belíssimo com todo o verde e sabor de uma alface limpinha?

– Primeiramente, com o auxílio de uma faca, corte o talo da alface e qualquer parte que esteja machucada ou ferida. Por isso, analise bem! Afaste uma folha da outra, avalie as pontas das folhas, retire tudo que possa indicar impureza.

– Em seguida, coloque as folhas da alface em um recipiente com água fria e deixe de molho por até 5 minutos.

 

– Agora, coloque de molho novamente em um recipiente com água fria e vinagre! Junte 2 colheres (sopa) a 1 litro de água e coloque as folhas da alface.

– Em seguida, lave novamente as folhas em água corrente fria (utilize o auxílio de um escorredor), e, logo após, seque-as. Você pode fazer isso com o próprio secador de verduras, com papel-toalha ou até mesmo pano de prato.

– Com as folhas secas, forre um recipiente com papel-toalha e, logo em seguida, coloque algumas folhas da alface. Vá intercalando folhas e papel-toalha, finalizando a sequência com o último item.

– Prontinho! Agora é só fechar o recipiente e guardar na geladeira para ter alfaces verdinhas e com muita qualidade! Procure consumir a verdura em até 4 dias.

Lave bem as folhas da alface para um prato saboroso e saudável.

Não se esqueça de lavar a alface para tirar todas as impurezas!

Por que é desvantagem comprar alface pré-lavada e embalada?

Ainda que estejam embaladas, não se pode ter certeza absoluta de que as alfaces foram limpas propriamente. Por isso, apesar de serem pré-lavadas, o ideal é que se lave novamente.

Então não dê bobeira: as alfaces frescas e de produtores locais são mais baratas e saborosas!

Recomendadas
Pela Web