Água de cozimento: como reutilizar

O destino da água que você cozinhou um alimento era o ralo? Então, pare de vez de fazer isso! O TudoGostoso vai te mostrar como essa água pode ser reaproveitada!

Confira como a água do cozimento pode conter diversos benefícios.

Venha conferir a utilidade da água de cozimento dos alimentos!

Seja durante o cozimento de legumes, como no caso das batatas antes de fazer um delicioso purê, ou durante o cozimento do frango antes de desfiá-lo para uma receita cheia de sabor, o processo de cozinhar os alimentos pode resultar em uma água riquíssima em nutrientes!

Muitas vezes o destino desse líquido é o ralo da pia. Mas a boa notícia é que essa água do cozimento dá sim para ser reaproveitada. Por isso, para acabar de vez com esse desperdício, trouxemos aqui motivos para você mudar esse hábito e não deixar a água em que você cozinhou alimentos de lado:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Água na medida certa

Se você tinha a mania de “afogar” os alimentos na hora de cozinhá-los, colocando uma grande quantidade de água, a dica é você rever esse hábito. Isso porque, durante o aquecimento, algumas vitaminas e minerais acabam se dissolvendo na água e, consequentemente, não deixando a água tão rica em nutrientes quanto esperávamos.

Deixe sua água ainda mais nutritiva

E como? Mantendo as cascas ao cozinhar! Quando se trata dos legumes e verduras, a dica de ouro é ficar atento ao tempo de cozimento. Isso porque os nutrientes, como as vitaminas C e do complexo B, são termossensíveis. Ou seja: se exposta a altas temperaturas durante muito tempo, podem acabar se perdendo.

Mas calma que nada está perdido, não: você pode cozinhar a vapor. Assim como o TudoGostoso te mostrou, o cozimento a vapor é um dos preparos mais práticos e saudáveis para conservar nutrientes.

Não deixe de reutilizar a água de legumes e verduras para deixar seus pratos mais nutritivos.

Dos legumes e das verduras, você pode reaproveitar até a água em que foram cozidos, deixando seus pratos mais nutritivos.

Reutilize a água em receitas

A água do cozimento pode deixar suas receitas ainda mais nutritivas! Evitando desperdícios e ainda ajudando a economizar, a água pode ser reutilizada no preparo do arroz, ou até mesmo na hora de fazer o feijão.

Quer mais opção? Você também pode reaproveitar a água no preparo do purê, substituindo o leite — algo que você pode conferir nessa matéria ensinando como fazer um delicioso purê de mandioquinha. E, claro, as sopas ficam ainda mais deliciosas e nutritivas com a água do cozimento, tais como as receitas de sopa de legumes e sopa de mandioca.

Fertilize suas plantas

Suas plantas também podem ser beneficiadas com a água do cozimento! Rica em nutrientes, a água ajudará a fertilizar a terra, contribuindo para o crescimento das plantinhas e deixando-as mais belas e fortes. Ah, mas só fique atento para não regá-las com a água quente, hein? Espere esfriar.

Reutilizar água do cozimento tem suas exceções

A ideia de reaproveitar a água do cozimento é realmente empolgante, porém, não são todas as águas que podem ser reutilizadas. A água que você utilizou para cozinhar salsicha, por exemplo, deve ser descartada.

E há casos de águas de cozimento em que, o ideal, é que você evite reutilizar, como no caso da beterraba, espinafre ou soja. E o motivo? Esses alimentos possuem um alto nível de oxalato, um antinutriente capaz de dificultar a absorção de minerais pelo organismo e, consequentemente, podendo resultar em problemas como cálculo renal.

Reaproveite a água para deixar seus pratos saborosos e nutritivos.

No preparo de uma sopa, a água do cozimento pode ser reaproveitada, deixando seus pratos mais saborosos e nutritivos.

Recomendadas
Pela Web